O jornalista João Vitor Rocha, funcionário da Jovem Pan, cometeu uma gafe na última quinta-feira (22) ao levar atualizações com relação ao quadro de saúde de Pelé. Segundo ele, o ex-jogador estaria internado em função de complicações decorrentes de um câncer no colo do útero. Entretanto, a enfermidade atinge exclusivamente o gênero biológico feminino, que carrega consigo o referido órgão.
João Vitor Rocha participava de um link ao vivo quando foi repassar as atualizações para os telespectadores do noticiário da casa. Ao falar da doença, o repórter gagueja e parece esquecer o local onde o tumor fora diagnosticado, instante em que comete o equívoco. Em verdade, Pelé foi acometido por um câncer de cólon.
Pelé passará o Natal no hospital
O Rei do Futebol vem apresentando uma evolução oncológica, de modo que a família e a equipe médica consideraram por bem mantê-lo internado durante as festividades do Natal. O câncer, inicialmente diagnosticado no cólon, passou por metástase e provoca complicações subsidiárias ao corpo do ex-jogador, incluindo problemas de ordem cardíaca e renal.
O tumor de cólon foi diagnosticado em Pelé em setembro de 2021. À época, o tricampeão mundial pela Seleção Brasileira chegou a passar por cirurgia para a retirada do material e, desde então, vinha sendo submetido a internações constantes no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para a realização de tratamentos preventivos.
O tipo de câncer identificado em Pelé atinge especialmente o intestino grosso. A depender da evolução dos tumores, o órgão comprometido pode ampliar o seu tamanho, comprimindo órgãos ao redor e que se encontram em condições saudáveis. No caso do Rei do Futebol, a equipe médica informou que o problema atinge os seus rins e o coração.
“Internado desde 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória, Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca”, são algumas das palavras contidas no último dos boletins médicos assinado pela equipe médica que cuida do caso de Pelé.
Colaborou: Henrique Furtado.