O jornalista e escritor Edney Silvestre, um dos mais respeitados do país, passou recentemente por um procedimento cardíaco para corrigir uma arritmia. Aos 74 anos, ele foi submetido a uma ablação do átrio esquerdo, um tratamento que reduz os riscos de problemas graves, como AVCs e isquemias.
Na última quinta-feira (27), Edney atualizou seus seguidores no Instagram com uma notícia animadora sobre sua recuperação. “A palavra que ouvi hoje de manhã, do cardiologista Jacó Atié, o médico que realizou a intervenção em mim, na quinta-feira passada: ‘Curado’”, celebrou.
Com um tom de gratidão, ele fez questão de agradecer aos profissionais de saúde, amigos e familiares que estiveram ao seu lado durante todo o processo. “Grato a ele, à equipe, aos amigos que me deram amparo, a todos – Pedro, Ben, Edmir, Leilane, Regina, Kaio, Ângela, e tantos outros que me deram força e torceram para tudo terminar bem. Terminou, gente querida. Obrigado. Vida que segue”, declarou.
+ Record aposta alto em nova produção e negocia retorno de diretor de Os Dez Mandamentos
Antes da cirurgia, Edney explicou a importância do procedimento para a saúde cardiovascular. “A ablação do átrio esquerdo é um tratamento para arritmias, como a fibrilação atrial e o flutter atrial. O objetivo é interromper o circuito anormal de impulsos elétricos”, detalhou.
Repórter detalhou o procedimento
Ele também descreveu o passo a passo da técnica: “Insere-se um cateter numa veia da perna e guia-se até o átrio esquerdo. Os eletrodos do cateter emitem radiofrequência, que aquece e destrói o tecido cardíaco anormal”.
+ Gloria Perez se pronuncia após Globo adiar sua nova novela por abordar temas polêmicos
Em tom descontraído, o jornalista brincou sobre a sensação de alívio após a cirurgia: “Saber que estou bem escudado contra AVCs e isquemias me deixou eufórico. Ou teria sido a anestesia?”.
O repórter foi dispensado pela Globo no final de 2022 após quase 30 anos de trabalho na emissora. Edney ganhou destaque por anos no Globo Repórter e foi responsável pela cobertura de grandes eventos, como Oscar, a Guerra do Iraque e os atentados terroristas de 11 de Setembro.
Colaborou: Renan Santos