Retrospectiva: As principais polêmicas do ano eleitoral de 2022

Lula, Simone e Bolsonaro (Foto – YouTube – Montagem Área VIP)

Em 2022 aconteceram eleições para cargos de Presidente da República, governador(a), senador(a) e deputado(a) federal e estadual. Com a primeira fase das campanhas, os dois principais rivais: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) protagonizaram as maiores polêmicas dentro do cenário político atual no Brasil. Além deles, Soraya Thronicke (União Brasil), Padre Kelmon (PTB), e Simone Tebet (MDB)  foram nomes que chamaram a atenção dos eleitores.

Jair Bolsonaro renova concessão da Globo após ameaças ao canal

Nós do Área VIP separamos para vocês relembrarem os ‘assuntos bafônicos’ das eleições 2022:

Início da campanha: Candidaturas foram lançadas no final de agosto, Bolsonaro escolheu o general Braga Netto como vice, enquanto Lula apostou em se aliar com Geraldo Alckmin, histórico adversário político.

Debate na Globo: Padre Kelmon causou atritos durante debate presidencial. Lula teve fala chamando-o de impostor e candidato laranja. Soraya Thronicke também disparou: “Não deu extrema unção, porque é um padre de festa junina”, gerando um dos momentos mais polêmicos de um dos debates do primeiro turno. O candidato em questão nunca havia sido reconhecido como sacerdote pela igreja católica. Enquanto isso, Lula e Bolsonaro se mantiveram ‘mornos’.

Primeiro turno encerra: O primeiro turno acaba definindo novo Congresso e Senado de maioria conservadora. Para presidência da República, Lula surge na frente, seguido por Jair Bolsonaro. A surpresa se deu para o terceiro lugar, com Simone Tebet. Sendo assim, 12 estados, além da acirrada corrida presidencial, foram ao segundo turno decidir seus representantes ao governo.

Debates para segundo Turno: Lula e Bolsonaro tiveram um debate acalorado na Rede Globo e com muitas acusações. As expressões do dia eram “mentiroso”, “para de mentir” e “fake news”. Sobrou até para o jornalista William Bonner que, após acusação de parcialidade por Bolsonaro, disparou: “Como jornalista, eu não falo as coisas da minha cabeça.”, revelou. Vale ressaltar que o candidato do PT faltou em praticamente todos os debates e compareceu apenas ao último.

Mais polêmicas no debate: Bolsonaro rebate acusações de rachadinha, feitas por Lula: “Mentiroso! Ex-presidiário! Traidor da pátria! Que rachadinha? Rachadinha tem os seus filhos, roubando milhões de empresas após a sua chegada ao poder. Nada tem contra o meu governo. Nada! Deixe de mentir! Tome vergonha na cara, Lula!“, foi uma das frases ditas pelo atual presidente durante um dos debates do segundo turno.

Related Post

Caso envolvendo Carla Zambelli: No dia 29 de outubro, um dia antes para a realização do segundo turno, a então deputada, Carla Zambelli, apoiadora do presidente Bolsonaro, viraliza em vídeo onde aponta uma arma. A parlamentar, conta em sua versão, que foi xingada e empurrada.

Urnas eletrônicas e inserções de propagandas nas rádios: Em muitos momentos da campanha eleitotal de 2022, o então presidente Jair Bolsonaro, colocou em xeque o funcionamento das urnas eletrônicas, seus apoiadores se alinharam com sua visão e também chegaram a duvidar da lisura do processo eleitoral. Vale destacar o possível problema que se deu na inserção de propagandas do Partido Liberal em diversas rádios na internet.

Fim do segundo turno: Lula é eleito o novo presidente do Brasil e Bolsonaro sai derrotado do pleito. Um fato que chamou a atenção de muitas pessoas foram as manifestações que ocorreram em rodovias ao redor do país, logo após a vitória do candidato petista. Os manifestantes pediam intervenção militar e anulação das eleições. Além disso, os protestantes se dirigiram para frente dos quartéis para pedirem por um Golpe de Estado.

Silêncio de Bolsonaro: Depois que perdeu por uma pequena margem para o candidato do PT, Jair Bolsonaro preferiu o silêncio e se isolou na Palácio da Alvorada. Durante os últimos meses ele falou de forma oficial com a imprensa apenas quatro vezes. Porém, nas últimas semanas, o político vem tentando reconstruir o contato com seus apoiadores. Outro fator que teria contribuído para o seu afastamento e das aparições públicas se deu por um ferimento na perna.

Gusttavo Lima deixa Jair Bolsonaro em saia-justa durante encontro com sertanejos: ‘vou cobrar o presidente’

PL contesta eleições: O Partido Liberal, partido do atual mandatário, também demonstrou sua insatisfação com os resultados das urnas, fazendo um pedido de investigação de 65% das mesmas, mas excluindo o primeiro turno, onde ganhou a maioria no Congresso Nacional. Após não cumprir a determinação de incluir o primeiro turno na solicitação, o partido foi multado e o pedido negado.

Gabriel Arruda: Gabriel Arruda é redator web especialista em notícias dos Famosos brasileiros e das Celebridades, Influencers e Personalidades da mídia em geral.

Esse site utiliza cookies Leia mais.