O ano não foi fácil para muitos famosos. Alguns artistas tiveram que lidar com problemas de saúde em 2022. Entre os brasileiros que enfrentaram doenças estão: Anitta, Juliette, Ana Maria Braga, Glória Maria, Luciano Szafir, Marcos Oliveira, Guta Stresser e Ludmilla Dayer. Lá fora, Bruce Willis, Justin Bieber e Celine Dion comoveram os fãs ao relatar seus problemas.
O Área VIP preparou uma lista, confere aí!
Anitta
Anitta foi uma das que preocuparam os fãs em dois momentos. Primeiro, ela foi diagnosticada com endometriose, a “poderosa” passou por uma cirurgia. Dois dias depois do procedimento, ela reapareceu nas redes sociais e afirmou que o operação foi um sucesso. “Sei que vocês estão esperando eu aparecer mas tá difícil viu. Esse pós é insuportável. Correu tudo certo na cirurgia, agora é passar por essa fase extremamente ruim”, declarou a cantora no Twitter.
+ Anitta surpreende ao revelar que descobriu vírus que pode causar esclerose múltipla
Meses depois, a cantora voltou a ser internada, dessa vez, não quis entrar em muitos detalhes, apenas citou o vírus Epstein-Barr (EBV), popularmente conhecido como o da ‘doença do beijo’. Existem estudos para entender se esse vírus tem alguma relação com a esclerose múltipla. Durante coletiva de imprensa o lançamento do documentário ‘Eu’, dirigido por Ludmilla Dayer, a cantora falou sobre a doença. “Quando chegaram os resultados eu estava com o mesmo vírus que a Ludmila, em fase inicial. Hoje em dia não existe coincidência. Por sorte, por destino, eu consegui nem chegar ao estágio que a Ludmila chegou. Ela foi uma bênção na minha vida e só alegria”, afirmou.
Ludmilla Dayer
Em setembro, Ludmilla Dayer, conhecida por interpretar Joana na sétima temporada de ‘Malhação’ em 2000, fez uma revelação ao grande público. Ela peregrinou por doze médicos antes descobrir o diagnóstico de Esclerose Múltipla, doença neurológica autoimune e degenerativa. “No meu caso, ela provavelmente foi causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV), identificado havia um mês e que já se saber ser desencadeador de vários males”, disse a atriz em entrevista à revista Veja. Em tratamento, a atriz contou que os sintomas estão controlados.
+ Ludmila Dayer recebe diagnóstico de grave doença: ”Meu mundo caiu”
Guta Stresser
A atriz Guta Stresser, que interpretou a personagem Bebel, em ‘A Grande Família’, revelou que foi diagnosticada com esclerose múltipla. Em entrevista à revista Veja, ela contou como reagiu ao receber a notícia da doença e como tem sido o tratamento. “Sei que vou ter de conviver com a esclerose múltipla para o resto da vida. Que ela seja longa e plena. Cada dia que passa tem aquele gosto de uma pequena vitória”
Guta contou que os primeiros sintomas surgiram quando participou do ‘Dança dos Famosos’, em 2020. Segundo a atriz, durante os ensaios, começou a esquecer as coreografias assim que terminava, apesar de sempre ter tido facilidade em memorizar movimentos. Na ocasião, não levou esses esquecimentos a sério.
Depois, no entanto, começou a esquecer palavras básicas, ter formigamento nos pés e mãos e um zumbido constate no ouvido. A atriz procurou um otorrinolaringologista e insistiu em fazer uma ressonância magnética. Com o exame, veio o diagnóstico de esclerose múltipla, doença crônica e autoimune, em que o sistema imunológico ataca a bainha de mielina que envolve os neurônios, o que compromete a função do sistema nervoso. “Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante”, disse a atriz, que vem reagindo bem ao tratamento atualmente.
Luciano Szafir
O ano também foi complicado para Luciano Szafir. O ator passou por uma cirurgia no quadril em novembro. Segundo a assessoria do artista e o médico responsável, ele fez uma artroplastia total do quadril. “O paciente apresentava uma artrose avançada, que causa muita dor e limitação nos quadris. Na cirurgia retira-se a superfície gasta e substitui por uma prótese. No caso do Luciano , foi utilizada a de cerâmica. Hoje fizemos a substituição no lado direito , no próximo dia 30, faremos o esquerdo”, explicou o ortopedista Marcelo Godoi Cavalheiro na época. Meses antes, Szafir passou por outra cirurgia para retirar uma bolsa de colostomia, que passou a usar após ter uma obstrução intestinal devido a complicações da Covid-19.
Ana Maria Braga
Após vencer quatro tipos de câncer, Ana Maria Braga revelou em novembro que também foi diagnosticada com um câncer de mama e conseguiu superar a doença. No ‘Mais Você’, ela surpreendeu o público ao detalhar a doença. “Tive vários tipos de câncer e tive um câncer de mama também. Por que não teve assim uma repercussão? Porque eu descobri pelo autoexame, e olha que faço controles. Descobri tomando banho, quando eu toquei, senti um nódulo que não que não estava ali um tempo atrás”, contou ela.
Marcos Oliveira, o Beiçola
Marcos Oliveira, conhecido por interpretar o Beiçola em ‘A Grande Família’, na Globo, vem enfrentando problemas de saúde nos últimos anos. Em julho desse ano, porém, ele anunciou que passaria por uma nova cirurgia para tratar uma fístula na uretra. “Amanhã estou me internando lá no Souza Aguiar para fazer minha cirurgia. Torçam por mim, rezem por mim, que eu preciso muito. Vou passar por mais essa batalha e vou vencer“, disse em vídeo publicado no Instagram, na ocasião.
+ Marcos Oliveira, o Beiçola, terá que passar por uma segunda cirurgia
Além de pedir ajuda aos fãs para buscar um tratamento, Marcos Oliveira lembrou que o problema de saúde e antigo. “Eu enfrento este problema há 30 anos. Eu fiz algumas cirurgias antes, mas não existia uma técnica para lidar com isso. Não se pode mexer pela uretra”. Sensibilizada, Tata Werneck ajudou o artista a conseguir um plano de saúde. “Ela é uma amiga, uma irmã, a gente não se vê, a gente não tem um contato, mas é de uma afetividade, que supera os anjos e os arcanjos”, disse.
Rodrigo Lombardi
Em novembro, Rodrigo Lombardi foi parar em um hospital e assustou os fãs. O ator, que atualmente está no ar no papel de Moretti em ‘Travessia’, na Globo, apareceu sentado em uma cadeira de rodas. Em seus stories no Instagram, o ator não entrou em detalhes sobre o motivo que o levou até a unidade hospitalar. Ele apenas destacou um problema na coluna. “A cara está feliz, mas a coluna…”, escreveu ele ao compartilhar um vídeo em que aparece sendo empurrado por um enfermeiro em uma cadeira de rodas pelo corredor no hospital. Em seguida, ele ainda mostrou o momento que recebia a medicação.”Tramal nele!“, escreveu, que se referiu ao remédio na veia.
Juliette
Quem também anunciou aos fãs sobre um problema de saúde foi a campeã do ‘BBB21’, Juliette. A advogada e cantora fez uma série de vídeos nos Stories do seu perfil oficial no Instagram em novembro para relatar que procurou um médico para investigar a possível causa. A famosa relatou estar com uma tosse persistente, além de um quadro de febre na noite anterior: “Fui ao médico. Estou com uma tosse faz um tempão, ela vai e volta e eu não estava ligando. Só que esses dias eu passei muito tempo viajando, mudando de clima, trabalhando muito, saí também. Aí ontem tive febre e hoje fui no hospital investigar”, disse.
A cantora informou que o médico até desconfia do que possa estar acontecendo com ela: “O médico acha que é asma. É sinusite também”, disse, lembrando sobre uma antiga doença crônica. “Eu sempre tive asma quando era pequena. Tinha parado. Mas, de vez em quando, minha respiração fica com um apitinho. Ele passou todos os tratamentos”, relatou, tranquilizando os fãs na ocasião.
Bruce Willis
A família de Bruce Willis revelou em março que o ator foi diagnosticado com afasia, um transtorno de linguagem decorrente de uma lesão cerebral, que pode acometer adultos e idosos. Por conta disso, o ator teve que dar uma pausa na sua carreira para tratar a doença. “Para os incríveis apoiadores de Bruce, como família, queríamos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por alguns problemas de saúde e recentemente foi diagnosticado com afasia, o que está afetando suas habilidades cognitivas. Este é um momento realmente desafiador para nossa família e estamos muito gratos por seu amor, compaixão e apoio contínuo”.
+ Bruce Willis descobre doença grave e se afasta da carreira
Justin Bieber
Justin Bieber preocupou os fãs durante sua passagem no Rock in Rio. O cantor anunciou o cancelamento das apresentações que realizaria em São Paulo e em outros países da América Latina. Em seu perfil nas redes sociais, ele alegou que a decisão foi tomada após ter sido acometido por uma profunda exaustão ao deixar o palco do festival. O canadense afirmou que o objetivo agora é priorizar sua saúde física e mental.
No comunicado, o artista citou a síndrome de Ramsay Hunt, que o deixou com o rosto paralisado em julho deste ano e também o levou a suspender shows na América do Norte. A doença é causada pelo vírus herpes-zóster e se manifesta em momentos que o sistema imunológico está debilitado. Em 2020, o músico declarou que tinha mononucleose, uma condição causada por vírus e conhecida como “doença do beijo”. Os principais sintomas são fadiga extrema, febre, inflamação na garganta e inchaço nos linfonodos.
Jane Fonda
No início de setembro, Jane Fonda revelou que estava fazendo quimioterapia para tratar o câncer havia seis meses. Ela foi diagnosticada com um linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático. A atriz e ativista voltou a público no início de dezembro para dar uma boa notícia aos fãs. Em comunicado, ela disse que o tratamento foi um sucesso. “Meu oncologista me disse que meu câncer está em remissão e posso interromper a quimioterapia. Estou me sentindo tão abençoada e sortuda. Agradeço a todos vocês que oraram e enviaram bons pensamentos para mim“, disse em comunicado.
Celine Dion
Já no finalzinho do ano, Celine Dion comoveu os fãs com relato de doença. A cantora revelou que foi diagnosticada com a síndrome de stiff-person, ou síndrome da pessoa rígida, em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram. Segundo ela, a síndrome neurológica rara afeta algo em torno de 1 em 1 milhão de pessoas, e causas dificuldades para andar e até mesmo para cantar. A doença causa rigidez nos músculos e espasmos dolorosos.
+ Celine Dion revela diagnóstico de grave doença incurável: “tem sido muito difícil”
“Infelizmente, esses espasmos afetam todos os aspectos da minha vida diária. Às vezes causam dificuldades para eu andar e não me permitem usar minhas cordas vocais para cantar do jeito que eu estou acostumada a cantar”, afirmo ela, que cancelo sua turnê. “Me dói dizer hoje que isso significa que eu não estarei pronta para recomeçar a minha turnê na Europa, em fevereiro“, avisou.
Retrospectiva: Os casos de covid-19 entre famosos que chocaram o país