Ao longo de 2016, o mundo artístico perdeu diversas estrelas. Atores, cantores, jornalistas, poetas, entre outros nos deixaram de forma triste e repentina. Mas, não importa quanto tempo passe, suas histórias nesse universo serão para sempre lembradas.
Área Vip faz uma retrospectiva reunindo uma lista de artistas grandiosos que irão fazer falta eternamente. Confira:
Elke Maravilha – Atriz
No dia 16 de agosto, na Casa de Saúde Pinheiro Machado, no Rio de Janeiro, a veterana atriz, de 71 anos, nos deixou por conta de falência múltipla de órgãos. Elke Maravilha era diabética e havia passado por uma cirurgia para tratar uma úlcera, chegou a ficar em coma induzido por quase dois meses, mas não resistiu.
Domingos Montagner – Ator
O artista de 54 anos faleceu depois de se afogar durante mergulho no rio São Francisco. Na época, Domingos Montagner estava na região gravando cenas do folhetim “Velho Chico”, no qual interpretava o protagonista da trama, Santo dos Anjos. O corpo do ator foi encontrado no dia 15 de setembro preso às pedras, perto da Usina de Xingó.
Umberto Magnani – Ator
O ator que também estava no ar na novela “Velho Chico”, da Rede Globo, se sentiu mal durante as gravações da trama em que dava vida ao Padre Romão. Umberto Magnani estava internado no Hospital Vitória, no Rio de Janeiro, quando sofreu um acidente vascular encefálico. O veterano faleceu no dia 27 de abril, aos 75 anos.
Ruben Aguirre – Ator
O professor Girafales do seriado “Chaves”, faleceu aos 82 anos, em 17 de junho de 2016. O ator chegou a ficar 11 dias internado no México por conta de uma pneumonia.
Guilherme Karan – Ator
Karan faleceu no dia 7 de julho, aos 58 anos, por conta de uma doença degenerativa. Ele estava internado há dois anos tratando da síndrome de Machado, no Hospital Naval Marcílio Dias, localizado no Rio de Janeiro. O último trabalho do ator na televisão foi em 2005 na novela “América”, história de sucesso da Rede Globo.
Duda Ribeiro – Ator
Por conta de um câncer no fígado, Duda Ribeiro nos deixou aos 54 anos, no dia 14 de setembro. A doença foi diagnosticada em 2010 e desde então o artista lutou contra o câncer, inclusive, em 2011, fez um transplante. Mesmo durante o tratamento Duda não se afastou das telinhas.
Chica Lopes – Atriz
Aos 86 anos, Chica Lopes que viveu a personagem Durvalina nas duas versões de “Éramos Seis”, na Tupi, em 1977, e também na regravação do SBT, em 1994, faleceu no dia 10 de setembro em São Carlos, interior de São Paulo. O motivo da morte não foi divulgado pela família.
Tereza Rachel – Atriz
A eterna Valentine da novela “Que Rei Sou Eu?” nos deixou em 2 de abril, aos 82 anos. Tereza Rachel estava internada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital São Lucas, em Copacabana, no Rio de Janeiro, devido a um quadro agudo de obstrução intestinal que acabou se agravando.
Ivan Cândido – Ator
No dia 31 de maio, o ator Ivan Cândido faleceu aos 87 anos vítima de pneumonia, no Hospital São Lucas, em Copacabana, também no Rio. Um dos últimos trabalhos do artista na TV foi “Cobras e Lagartos”, em 2006, na Rede Globo.
Gene Wilder – Ator
Gene Wilder, ator que interpretou o Willy Wonka em “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (1971), morreu aos 83 anos, no dia 28 de agosto, devido a complicações do mal de Alzheimer. Ele faleceu em sua casa em Stamford, estado de Connecticut, nos EUA.
Shaolin – Humorista
Desde 2011 quando sofreu um acidente de trânsito na rodovia federal BR-230, Shaolin, de 44 anos, recebia cuidados médicos em sua casa. Após uma parada cardiorrespiratória durante internação em uma clínica particular de Campina Grande, o humorista não resistiu e, infelizmente, no dia 14 de janeiro entrou para a lista das celebridades que fazem falta no meio artístico.
César Macedo – humorista
César Macedo, o seu Eugênio da primeira versão do seriado “Escolinha do Professor Raimundo” não resistiu a uma broncopneumonia. O humorista tinha 81 anos e faleceu em Mairiporã, interior de São Paulo, no dia 30 de março.
Orival Pessini – Humorista
Na madrugada do dia 14 de outubro, Orival Pessini morreu devido a um câncer no baço. O intérprete dos personagens Fofão, Patropi e Sócrates, tinha 72 anos e estava internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. Pessini era divorciado, deixou um filho e três netas.
Hector Babenco – Cineasta
Marido da atriz da Bárbara Paz, Hector de 70 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória no hospital Sírio-Libanês e morreu no dia 13 de julho. Seu último filme “Meu Amigo Hindu” foi lançado em março de 2015. A trama tem como protagonista o diretor de cinema Diego (Willem Dafoe), que enfrenta um câncer linfático.
Cauby Peixoto – Cantor
Aos 85 anos, o dono de grandes sucessos brasileiro nos deixou no dia 15 de maio. Cauby não resistiu a uma forte pneumonia e chegou a ficar seis dias internado no Hospital Sancta Maggiore, no Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo.
Vander Lee – Cantor
Com 50 anos, o artista sofreu um ataque cardíaco fatal em 5 de agosto, no Hospital Madre Teresa de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Vander passou mal durante uma aula de hidroginástica e foi levado a instituição de saúde às pressas, mas não resistiu. O artista deixou três filhos e ao longo de sua carreira gravou 9 CDs e 2 DVDs.
Carmen Silva – Cantora
A dona do sucesso “Adeus Solidão”, conhecida nacionalmente como Pérola Negra, morreu em 26 de setembro, aos 71 anos. Ela estava internada no Hospital Presidente, em São Paulo, quando sofreu uma parada cardíaca provocada por tromboembolia.
Renan Ribeiro – Cantor e ex- participante do “The Voice Brasil”
Um acidente de carro em Mogi Mirim (SP) matou o ex-integrante do “The Voice Brasil”. Renan Ribeiro, de 26 anos, que integrou o time de Michel Teló, veio a óbito no dia 29 de maio.
Peninha – Percussionista da banda Barão Vermelho
Paulo Humberto Pizziali, o Peninha, de 66 anos, faleceu no dia 19 de setembro devido a uma hemorragia digestiva. O músico estava internado no Hospital da Lagoa, na Zona Sul do Rio, desde o início de setembro.
Billy Paul – Cantor
Mais uma vítima de câncer. Billy Paul faleceu em casa no estado de Nova Jersey, no dia 24 de abril. Um dos maiores sucessos do cantor é “Me and Mrs Jones”, de 1972. A canção foi número 1 na Billboard Hot 100 e recebeu um Grammy.
Prince – Cantor
O cantor norte-americano faleceu aos 57 anos, em 21 de abril de 2016, vítima de overdose. Prince tornou-se um fenômeno mundial da música pop nos anos 1980, com o disco “Purple Rain” (1984), frequentemente considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos.
David Bowie – Cantor
Logo no início deste ano, no dia 10 de janeiro, o cantor britânico perdeu a luta contra um câncer no fígado, depois de 18 meses de tratamento. David Bowie que morava em Manhattan, nos Estados Unidos estava longe dos holofotes desde 2004, quando passou por uma cirurgia cardíaca.
Christina Grimmie – Cantora
Uma das finalistas do “The Voice”, nos Estados Unidos, foi assassinada no dia 10 de junho de 2016, durante a, sessão de autógrafos logo após um show. Christina Grimmie tinha apenas 22 anos e estava iniciando uma carreira de sucesso com o apoio do público jovem norte-americano.
Gilberto Mendes – Maestro e compositor
Aos 93 anos, Gilberto Mendes faleceu no primeiro dia de 2016, em Santos, no litoral de São Paulo. O compositor internacionalmente conhecido não resistiu a um infarto.
Goulart de Andrade – Jornalista
O jornalista e apresentador Luis Felipe Goulart de Andrade, faleceu em 23 de agosto, aos 83 anos. Ele estava internado no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, com problemas no sistema cardiorrespiratório. O comunicador deixou três filhos, três netos e uma bisneta.
Geneton Moraes Neto – Jornalista
O jornalista morreu no dia 22 de agosto, no Rio de Janeiro. Geneton Moraes Neto tinha 60 anos e foi vítima de um aneurisma dissecante na aorta. Deixou esposa, três filhos e quatro netos.
Ferreira Gullar – Poeta
No dia 4 de dezembro deste ano o poeta, ensaísta, crítico de arte, dramaturgo, biógrafo e tradutor, faleceu devido a uma insuficiência respiratória, no hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Ele ficou internado na instituição de saúde cerca de 20 dias e não resistiu. Gullar é um dos maiores autores brasileiros do século 20 e foi eleito “imortal” da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2014.
Antônio Pômpeo – Ator
Antônio Pômpeo foi encontrado morto em sua casa, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, no dia 5 de janeiro. Ele tinha 62 anos, e as causas da morte ainda não foram divulgadas. Pompêo morava sozinho e tinha uma filha.
Alan Rickmann – Ator
Alan Rickman morreu aos 69 anos após luta contra um câncer. Um dos personagens mais famosos dele foi Severus Snape, na saga “Harry Potter”.
Glenn Frey, um dos fundadores do Eagles
Glenn Frey, um dos fundadores do Eagles, morreu aos 67 anos. O músico sofria de pneumonia, artrite reumatóide e inflamação intestinal.
George Martin, produtor dos Beatles
O produtor musical George Martin, conhecido por seu trabalho com os Beatles, morreu aos 90 anos. Conhecido como “o quinto beatle”, Martin estava em casa.
George Gaynes – Ator
George Gaynes, ator de “Loucademia de Polícia” e da série “Punky, a levada da breca”, faleceu aos 98 anos. O ator morreu em North Bend, Washington, nos EUA.
Chico Rey – Cantor
O cantor Francisco Gomes, o Chico Rey, da dupla Chico Rey & Paraná, morreu em Maceió, aos 63 anos. Ele estava de férias com a família no Nordeste, onde precisou ser internado. O cantor passava por uma sessão de hemodiálise quanto teve um sangramento e acabou sofrendo uma parada cardíaca.
Severino Filho – Músico
O músico Severino Filho, da banda de bossa nova ‘Os Cariocas’, morreu aos aos 88 anos. O cantor, pai da atriz Lúcia Veríssimo sofreu uma parada cardiorrespiratória.
Naná Vasconcellos – Músico
O percussionista Naná Vasconcelos, morreu aos 71 anos em Recife. O músico teve uma parada respiratória, ele estava com câncer de pulmão.
Petrucio Mello – Apresentador
O apresentador e radialista Petrucio Melo, morreu no dia 31 de março. Ele estava internado no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.
Flavio Guarnieri – Ator
Flávio Guarnieri morreu aos de 56 anos, em São Paulo. A causa da morte foi complicações devido uma leucemia. Filho de Gianfrancesco Guarnieri e da jornalista Cecilia Thompson, atuou em várias peças.
Eliakim Araújo – Jornalista
O jornalista Eliakim Araújo morreu aos 75 anos. Ele estava internado em um hospital de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, para o tratamento de um câncer no pâncreas.
Mário Sérgio – Cantor
O vocalista do grupo de samba Fundo de Quintal, Mario Sérgio Ferreira Brochado, morreu aos de 58 anos. Segundo a produção da banda, ele estaria tratando um linfoma.
George Michael – Cantor
O cantor George Michael, faleceu no domingo de Natal (25), aos 53 anos, em sua casa na Inglaterra. A causa da morte pode ter sido insuficiência cardíaca.
Homenagem
Equipe da Chapecoense
Não poderíamos deixar de prestar esta homenagem e lembrar das vítimas da tragédia com o avião que transportava a equipe da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, no dia 29 de novembro. O acidente causou mais de 70 mortes, entre jogadores do time, delegação e jornalistas brasileiros.