Você deve ter visto aqui no Área VIP que no último dia 13 de novembro, durante uma dinâmica no programa ‘Hora do Faro’ apresentado por Rodrigo Faro na Record TV ocorreu uma situação polêmica. Em meio ao quadro ‘Última Chance’ com Alex e Deborah os ex-peões deveriam escolher uma das obras de arte para avaliarem.
+ ‘A Fazenda 14’: Pétala vence ‘Prova de Fogo’ e garante o lampião
Dessa maneira, cada arte trazia a foto de um dos particiapntes de ‘A Fazenda 14’. Porém, uma imagem chamou a atenção de telespectadores e internautas. A imagem de André estava associada a obra ‘O Lavrador de Café’, do artista Candido Portinari. O apresentador comentou: ”Mais uma obra riquíssima, agora uma obra nacional, olha lá: ‘O Lavrador de Café’. Agora é Candido Portinari, ele representa o trabalhador brasileiro, o trabalhador rural. Gostou, André?.”, informou.
Depois de uma grande repercurssão negativa pela internet, no dia de hoje, 20 de novembro, o profissional de comunicação resolveu se pronunicar sobre o caso. Ele inicia relatando o seguinte: ”Eu quero pedir desculpas a André Marinho e a todas as pessoas que se sentiram ofendidas na dinâmica da semana passada, aquela dinâmica onde alguns peões representaram algumas obras famosas da nossa história.”
Faro ainda reitera: ”Nós escolhemos uma obra célebre de Candido Portinari, chamada ‘O Lavrador de Café’. Essa obra retrata a realidade da época quando o café era produzido em larga escala pelas mãos do trabalhador rural brasileiro, na obra representador por um homem preto.”
Rodrigo aponta que as representações da obra são ambíguas: ”Como citado no site do MASP: ‘As simbologias e leituras que revestem a representação dessa obra, elas são ambíguas.”, reflete. Ele confessa que não havia intenção de ser racista: ”Nós entendemos o motivo real da atividade ter sido lida por algumas pessoas como um ato de conotação racista, mesmo não sendo esta a intenção da nossa equipe. Nós compreendemos as razões de todos os que se sentiram ofendidos.”
+ ‘A Fazenda 14’: Esposa de Pelé relata ameças de morte
Ele lamenta e se desculpa: ”Nós lamentamos e nos desculpamos pela falta de bom senso em escolher justamente o André para representar a obra citada.” E conclui fazendo uma reflexão: ”Enquanto nós, brancos, não aprendemos sobre as questões raciais do nosso país, enquanto nós não nos letrarmos racialmente, a gente vai continuar sendo fiéis reprodutores do racismo estrutural do nosso país. Então, em meu nome e da minha equipe, eu quero reiterar minhas desculpas pelo constrangimento imposto ao André Marinho, a sua esposa Drica e a toda a comunidade preta brasileira.”
🚨GRAVE: A produção do programa 'Hora do Faro' colocou a imagem do cantor André Marinho em uma pintura famosa por retratar a triste realidade que assolou milhares de negros, que durante anos foram escravizados. #AFazenda pic.twitter.com/BtK83zUiJF
— Central Reality (@centralreality) November 15, 2022
Rodrigo Faro pedindo desculpas ao André e todas as pessoas q se sentiriam ofendidas pela dinâmica da semana passada onde o André foi representado num quadro com conotação racista. #AFazendaÚltimaChance #AFazenda #AFazenda14 #HoraDoFaro pic.twitter.com/BVF24naH1f
— gatinho 𓃠 (@gatinhosexy__) November 20, 2022