A jornalista Sandra Annenberg, de 56 anos, usou as redes sociais na manhã desta terça-feira, 24 de setembro, para fazer um alerta aos seguidores e amigos. Isso porque, um grupo de golpistas passou a usar uma foto dela adulterada por inteligência artificial para enganar pessoas e conseguir dinheiro de forma fácil.
Através de um vídeo compartilhado no feed do seu Instagram oficial, Sandra Annenberg falou da triste situação e pediu atenção de todos. “Estou sendo vítima de uso indevido da minha imagem nas redes sociais. Adulteraram um post que fiz para o ‘Globo Repórter’ e, com mau uso da inteligência artificial, colocaram outro texto com uma voz que lembra muito a minha. Estão usando a minha credibilidade, construída ao longo de mais de três décadas de telejornalismo, para aplicar golpes“, iniciou a jornalista.
+ Globo se manifesta sobre Sandra Annenberg assumir o ‘Fantástico’
“Estou me sentindo ultrajada. O pior de tudo é que tem gente caindo nessa fraude, isso é muito grave, muito triste. Gente que, por acreditar em mim, acha que está vendo algo verdadeiro e cai em uma propaganda enganosa. Isso é estelionato, é crime, e eu e a Globo vamos entrar com todas as medidas cabíveis“, continuou Annenberg.
Na sequência de suas falas, âncora do Globo Repórter, também se solidarizou com as vítimas dos golpistas. “Nós somos vítimas do mesmo golpe. E quem está fazendo isso saiba que nós vamos conseguir descobrir [quem foi]“, concluiu ela.
Assista ao vídeo:
Golpes envolvendo famosos
Sandra não é a primeira famosa a passar pela mesma situação. Isso porque, nomes como: Luciana Gimenez, Ana Maria Braga, Fátima Bernardes, Carlos Alberto de Nóbrega e muitos outros, também já passaram por essa triste situação, onde golpistas usam suas imagens para roubar e anunciar produtos inapropriados através do uso da IA.
+ Sandra Annenberg celebra os 56 anos e faz reflexão: ‘Nunca mais’