Léo Áquilla, nesta sexta-feira (20/03), participou do programa ”Você na TV” para falar um pouco mais à respeito sobre sua transição de gênero. Assim, de forma leve e bem descontraída, o apresentador João Kléber, a princípio lhe pergunta: “Você tem papas na língua?“, e logo ouve um “não” como resposta de Léo.
Entrevista com Léo Áquilla
Logo em seguida o apresentador anuncia que está recebendo dois jornalistas da casa para também participar do quadro, sendo eles: Lisa Gomes, repórter trans do TV Fama e André Pontes, que inicia as perguntas direcionada a Áquilla:
“Léo, você não fez aquela cirurgia de redesignação, conhecida popularmente como ‘mudança de sexo’. Eu queria saber o por quê que você não fez, se você pretende fazer um dia ainda, é algo que está definindo na sua vida ainda? E pelo fato de não ter feito, as pessoas te enxergam, tem mais preconceito com você por causa disso?“
Léo Áquilla é impedida de fazer a cirurgia por problema no coração
Segundo Áquila, em resposta, o já estava tudo certo e aprovado para ela fazer a cirurgia, mas quando ela foi de fato fazer, os médicos descobriram que ela tem um problema no coração, em uma válvula chamada aorta e por isso decidiu não fazer, mas manter a terapia para se aceitar daquele jeito “com ponto e vírgula.”.
Além disso, ela também pontuou que por conta de não poder fazer a cirurgia ela foi muito criticada na Internet, principalmente. Muitos questionaram como ela não pode fazer a cirurgia de transição mas pode fazer plásticas, pôr silicone e outros tipos de cirurgia estéticas. Mas, segundo ela, é muito diferente uma coisa da outra.
Lisa Gomes pergunta
Na vez de Lisa, repórter trans, ela pergunta: “Léo, há um tempo atrás a gente te conheceu como drag queen, e você sempre negava, nas entrevistas sempre dizia que você ‘não viraria 100% mulher’. Depois de um tempo você fez essa transição, mas você negou também, porque você não queria ser uma transsexual, não queria ser uma travesti. Como é que você lida hoje vendo tudo isso que você falou no passado?“
Áquila prontamente responde: “Quem disse que eu sou homem? Quem disse que eu sou mulher? Eu sou um ser, eu sou a Léo Áquilla. Esses rótulos não foram dados por mim.”, questiona sendo aplaudida pela platéia.
Amadurecimento
Por fim, Léo admite que foi uma questão de amadurecimento, já que ela cresceu vendo travesti na TV sendo prostituta e marginalizada e ela não queria ser aquilo. Mas ela descobriu, depois de um tempo, que ser trans não é sinônimo de tudo isso ai então ela se autointitulou ”mulher trans”.
- Continua após o anúncio -