O locutor e apresentador Cid Moreira faleceu nesta quinta-feira (03), aos 97 anos. Ele estava internado desde 4 de setembro, em razão de insuficiência renal crônica, e sua passagem provocou verdadeira comoção entre os fãs, admiradores e amigos.
Amigo de longa data do locutor, Sérgio Chapelin fez questão de deixar sua homenagem ao ícone do telejornalismo brasileiro. Durante anos, Chapelin e Cid Moreira comandaram juntos o Jornal Nacional, numa parceria lendária e que fez história na televisão.
Chapelin, que raramente aparece em público desde que se aposentou e deixou o comando do Globo Repórter, em 2019, surgiu num depoimento a Cid Moreira que foi apresentado durante o Encontro com Patrícia Poeta desta quinta-feira (03). A reaparição do apresentador surpreendeu o público, que quase não o reconheceu.
Isso porque Sérgio Chapelin surgiu com barba e cabelos longos, com um visual despojado que nada lembra o estilo mais sisudo adotado em seus anos à frente do Globo Repórter.
+ Cid Moreira tinha contrato vitalício com a Globo e detalhes são expostos
Despedida
Durante sua participação no Encontro com Patrícia Poeta, Sérgio Chapelin fez questão de deixar sua homenagem ao companheiro de bancada de tantos anos.
“A minha parceria com o Cid foi longa. Foram quase 20 anos no Jornal Nacional. E o que eu tenho para dizer a respeito dele foi que foi o melhor profissional com quem eu trabalhei. Ele me ensinou muito e eu tive que me esforçar muito para acompanhar o nível dele”, disse Sérgio, emocionado.
“Ele tinha uma voz privilegiada, uma técnica primorosa e um talento invejável. Então, a gente sente, mas foram 97 vividos. E 97 anos pesam bastante. Então vamos lembrar as coisas boas que ele fez, que foram muitas. O Cid realmente trabalhou muito, era de fato um homem dedicado ao trabalho, e fez coisas que a gente tem que respeitar. Então vamos agora fazer uma oração e esperar que ele seja bem acolhido num plano superior”, completou o ex-âncora do Globo Repórter.
+ Globo prepara homenagens para Cid Moreira; confira a programação
Parceria antiga
Cid Moreira foi o primeiro apresentador do Jornal Nacional, que estreou em 1º de setembro de 1969. Inicialmente, o locutor formava dupla com Hilton Gomes, que foi substituído por Sérgio Chapelin no ano seguinte.
Chapelin deixou o noticioso em 1979, mas voltou a ocupar a bancada entre 1981 e 1983. Ele retornaria mais uma vez em 1989, novamente ao lado de Cid Moreira. A dupla seguiu junta até 1996, quando Cid Moreira e Sérgio Chapelin foram substituídos por William Bonner e Lilian Wite Fibe.
Colaborou: André Santana