As voltas com o tratamento da filha contra o câncer, Tiago Leifert manifestou a preocupação com a legislação brasileira no tratamento de pacientes com a doença. O apresentador se tornou ativista e decidiu trabalhar para mudar a lei e evitar a “sentença de morte” por câncer.
Em entrevista ao jornal O Globo, o apresentador disse que pretende atuar para que a legislação brasileira seja modificada e possibilite atendimento rápido aos doentes. “Em breve quero também conversar com as pessoas necessárias sobre mudanças em algumas leis, tentar a criação de outras. No SUS, por exemplo, tem a lei dos 30 e 60 dias para o câncer. Você precisa começar a ser tratado até os 60 dias e ter um diagnóstico em 30 dias. O fato dessa lei existir já dói, porque em muitos casos, além dela não ser comprida, em um tratamento de câncer, 60 dias pode ser uma sentença de morte”, revelou o apresentador, que tentará agilizar os processos para o paciente ter um diagnóstico o quanto antes e poder ser salvo.
Tiago Leifert fala sobre o estado de saúde da filha: “Ainda em tratamento”
Ao acompanhar o tratamento da filha, Tiago disse que se inspirou para a criação de uma campanha de conscientização sobre o retinoblastoma, câncer raro nos olhos que foi diagnosticado em Lua, intitulada ‘De Olho nos Olhinhos’.
“Esse desejo surgiu porque no caso da Lua descobrimos quase tarde demais. Os médicos dividem a retinoblastoma em graus de A ao E, sendo A o menor e o E, maior e pior localizado. A Lua tinha o câncer nos dois olhos e no estágio E. Se uma família chegar no hospital por conta do que falamos publicamente, por conta de nosso projeto, em um estágio menor do que o da Lua, já valeu para mim. Esse evento é uma declaração de guerra, não queremos que essa doença faça mais nenhuma família chorar”, ressaltou.
No sábado (17), o apresentador e a mulher, Daiana Garbin, estarão a frente de um evento no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para a conscientização sobre a doença, com a presença de médicos voluntários para tirar dúvidas.
Tiago Leifert compartilha foto divertida com Lua: “Vai ser tranquilo”
Tiago disse que a família ainda está na batalha no tratamento da filha. “Sempre cheguei no hospital achando que iríamos receber a melhor notícia de todas, energia positiva e a Lua precisa disso também. Ela está lá, firme e forte. Vamos fazer exames de novo daqui duas semanas, estamos indo com muito realismo, mas sempre otimistas”, afirmou o apresentador.