Nesta quarta-feira (19), o Vaticano atualizou o estado de saúde do Papa Francisco, revelando que ele teve uma “noite serena” e tomou o seu café pela manhã de maneira “tranquila”.
+ Internado em Roma, Papa Francisco está estável e prossegue tratamento
Internado no hospital Policlínico Gemelli, em Roma, capital da Itália, o Papa foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral após a realização de uma tomografia computadorizada. Conforme divulgado pela Santa Sé, o quadro de Francisco é considerado “complexo”.
Conforme informações compartilhadas pelo portal “Poder 360”, o Vaticano ainda informou que Francisco está de “bom humor” agradecendo pela proximidade e pedindo por orações pela sua melhora.
O que é pneumonia bilateral?
Em entrevista para a fonte, o pneumologista do Hospital Sírio-Libanês, Elie Fiss, explicou que a pneumonia bilateral se caracteriza como uma infecção causada por vírus, bactérias ou fungos, que afeta os pulmões.
O médico observa que a condição é mais grave que uma pneumonia comum, aumentando o risco devido ao fato de comprometer não apenas um, mas os dois pulmões do paciente, podendo evoluir para uma infecção generalizada.
Além disso, o pneumologista destaca ainda que a doença em idosos acaba tendo um risco maior. O Papa Francisco já enfrenta problemas pulmonares desde os seus 20 anos, tendo removido parte do pulmão após uma infecção respiratória no passado.
Ele está à frente do Vaticano desde 2013, enfrentando vários problemas de saúde durante esse período. Em 2021, o Papa realizou uma cirurgia no intestino, ficando internado por cerca de 11 dias. Foi novamente submetido a uma cirurgia no abdômen em 2023, e sofreu uma contusão em 2024. Em fevereiro, o líder religioso tropeçou, mas felizmente não sofreu ferimentos. Francisco ainda enfrenta problemas com dores nos joelhos e nas costas, fazendo ainda o uso de um aparelho auditivo.