O jogador brasileiro, Vinicius Junior, voltou a ser alvo de ataques racistas na Espanha, nesta semana, e nas ruas da capital espanhola, Madrid, os torcedores do Atlético de Madrid estamparam faixas e bonecos com o número do atleta com a camisa do Real enforcado e com xingamentos.
Dessa forma, diante desta triste situação, o Atlético de Madrid, por meio de nota, condenou o ato de racismo feito por seus torcedores, horas antes do duelo com o rival pelas quartas de final da Copa do Rei. “Fatos assim são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e constrangem a sociedade. A nossa condenação de qualquer ato que atente contra a dignidade de pessoas ou instituições é contundente e categórica”, enfatiza um trecho da nota.
+ Bruno Gagliasso envia mensagem a Vinícius Junior: “baila”
No entanto, a LaLiga, organizadora do Campeonato Espanhol, também pediu condenação aos responsáveis. “Condenamos energicamente os atos de ódio contra Vinicius Junior. A intolerância e a violência não cabem no futebol. Como em ocasiões anteriores, LaLiga vai exigir a investigação dos responsáveis, solicitando as sanções penais mais severas”, afirma a nota.
O presidente da competição ainda compartilhou uma nota de repúdio em suas redes sociais. “Uma mensagem para aqueles que se refugiam à noite para cometer crimes de ódio, vamos localizá-los, vamos obter condenações, para que acabem na cadeia, que é onde deveriam estar. Basta já!”, escreveu Javier Tebas.
Confira abaixo:
Un mensaje a aquellos que os amparais en la noche para cometer delitos de odio, os localizaremos, conseguiremos condenas, para que terminéis en la cárcel, que es donde debéis estar.¡¡¡ BASTA YA!!! https://t.co/fXYjgraD12
— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) January 26, 2023
Federação Espanhola repudia ataques a Vinicius Junior
Sendo assim, através de nota oficial, a Federação comentou o caso: “A Real Federação Espanhola de Futebol lamenta veementemente e condena o ato intolerável cometido antes do duelo da Copa do Rei entre o Real Madrid e o Atlético de Madrid na quinta-feira. Além disso, quer enviar uma mensagem de apoio a Vinicius, diretamente ameaçado pelos radicais de forma deplorável. Esse tipo de manifestação, carregada de ódio, só incentiva a violência e não tem lugar em nosso esporte. O futebol deve ser vivido com paixão, mas sempre respeitando os jogadores, o adversário e os torcedores. É inaceitável este tipo de vandalismo que em nada ajuda ao bom andamento de uma festa tão bonita como pode ser o dérbi de Madri”.
+ Vinícius Júnior se pronuncia após grande polêmica: “não vou parar”
Além disso, Vinicius Junior ainda não chegou a comentar sobre os graves ataques racistas que vem sofrendo na Espanha.