Para toda ação há uma consequência. Após reagir com ‘tapa na cara’ a uma piada de Chris Rock durante cerimônia do Oscar 2022, Will Smith será punido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Nesta sexta-feira (08) membros da organização anunciaram qual será a punição para Smith, que foi um dos premiados durante a premiação. o ator está proibido de comparecer à cerimônia de entrega do Oscar pelos próximos dez anos.
Will Smith se revolta com piada e dá tapa em Chris Rock no Oscar
Em nota, a Academia divulgou a decisão. “O conselho decidiu, por um período de dez anos a partir do dia 8 de abril de 2022, que o senhor Smith não poderá comparecer a qualquer evento da Academia, pessoal ou virtualmente, incluindo, mas não limitado ao Oscar”, afirma o comunicado assinado pelo presidente da instituição, David Rubin, e pela CEO Dawn Hudson.
Marcada inicialmente para 18 de abril, a reunião sobre o destino do ator foi adiantada após ele renunciar a seu posto na Academia. O conselho da Academia tem 54 membros, entre eles o cineasta Steven Spielberg e as atrizes Laura Dern e Whoopi Goldberg.
Will Smith pede desculpas a Chris Rock após tapa na cara no Oscar 2022: “Estou envergonhado”
Smith violou o código de conduta imposto aos membros da Academia após o escândalo. O cancelamento do prêmio dado a Smith na cerimônia, por sua atuação em “King Richard: criando campeãs” já havia sido descartado como punição.
O comunicado afirmou ainda que “o comportamento inadmissível e perigoso do senhor Smith no palco” ofuscou a 94ª edição do Oscar, que “era para ser uma celebração dos vários indivíduos de nossa comunidade”.
Em nome da Academia, Rubin e Hudson também pediram desculpas por não terem reagido “de forma apropriada à situação” e agradeceram Rock por ter mantido “a compostura sob as circunstâncias extraordinárias”. “Esperamos que isso possa iniciar um período de cura e renovação para todos aqueles envolvidos e impactados pelo ocorrido”, disseram os membros no documento.
Will Smith abandona Academia Cinematográfica após tapa na cara de Chris Rock
Will Smith já havia dito que acataria a decisão da Academia e descrito as próprias ações como “chocantes e dolorosas”. “Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido”, disse ele em seu comunicado de renúncia à Academia, no início do mês.