A apresentadora Xuxa Meneghel acabou se tornando assunto na mídia norte-americana após revelar detalhes de sua trajetória na TV, em um documentário produzido pelo Globoplay. Sendo assim, em uma reportagem feita pelo jornal New York Times, a comunicadora é intitulada como a ‘Barbie brasileira’, ainda comentando sobre a representatividade negra na televisão – ou melhor, a falta dela.
Dessa forma, em entrevista ao jornal norte-americano, Xuxa Meneghel comentou sobre a sua semelhança com a boneca Barbie: “Ela vinha com um carrinho rosa. Eu vinha da nave rosa“, analisou a apresentadora, na entrevista. No entanto, a reportagem ainda mostrou alguns pontos entre ela e a boneca famosa.
+ Xuxa explica polêmica que causou separação de Luciano Szafir
“Assim como a famosa boneca, Xuxa também é branca, magra, loira e de olhos azuis. Em seu programa infantil, ela com frequência usava saias curtas e botas de cano alto ao sair de uma nave espacial decorada com lábios vermelhos gigantes. E, assim como a Barbie, ela se tornou uma ídola para seus fãs, que cresceram querendo ser como a Xuxa e seu elenco de dançarinas adolescentes brancas, as ‘Paquitas’“, escreveu o jornal.
Mais sobre Xuxa no New York Times
Sendo assim, a reportagem ainda questionou se a apresentadora seria vista com bons olhos pela população brasileira, já que nos dias atuais, existem temas mais focados pela representatividade negra no país. Na sequência, o NYT ainda perguntou sobre as paquitas e pelo fato delas serem loiras, citando indiretamente que era uma condição proposta pela empresária de Xuxa no passado.
+ Luiza Brunet parabeniza Xuxa por documentário: “Conheço desde sempre”
No entanto, na entrevista, Xuxa afirmou que tinha, também, a responsabilidade sobre a situação: “Mas eu endossei. Eu assinei embaixo“, afirmou. Por fim, ela ainda afirmou que se arrependia de algumas falas em programas dos anos 90, encerrando: “A culpa não é do Xou da Xuxa. É a culpa de tudo que era passado para a gente como normal”, disse.