Em homenagem a eterna Glória Maria, falecida em 02 de fevereiro de 2023, a Câmera dos Deputados criou no mesmo ano de sua morte o ‘Prêmio Glória Maria de Jornalismo‘, onde premiará ao longo dos próximos anos os maiores nomes do jornalismo brasileiro.
Na data de ontem (22), a jornalista e amiga da eterna Glória, Zileide Silva, foi premiada com o primeiro troféu da premiação. A Câmara dos Deputados anunciou que ela era a primeira vencedora do ‘Prêmio Glória Maria de Jornalismo’. Zileide trabalha há 27 anos na Globo, na cobertura diária em Brasília, onde acompanha principalmente o dia a dia do Congresso Nacional.
+ Zileide Silva lamenta morte de grande líder religioso aos 89 anos ao vivo no ‘JH’
Vale lembrar que a artista também foi correspondente em Nova York, onde participou da cobertura histórica do 11 de setembro. Em todos esses anos de carreira, Zileide abriu as portas e ocupou espaços onde mulheres negras não eram vistas. Assim como Glória Maria, que dá nome ao prêmio, Zileide é exemplo e inspiração para tantas outras.
Aliás, Zileide também tem passagens pelas bancadas do principais telejornais da emissora, como por exemplo: ‘Bom Dia Brasil’, JH’, ‘JN’ e ‘Jornal da Globo’.
Mais sobre Zileide Silva
No ano de 2023, Zileide falou sobre a importância de Glória em sua carreira, principalmente na emissora da família Marinho.
+ Zileide Silva faz forte depoimento sobre Glória Maria e afirma: “Ela permitiu”
“O fato de eu estar aqui na TV Globo, no Jornal Nacional, eu acho que sem dúvida eu devo à Glória Maria. Não apenas eu, Zileide, mas acho que para muitas mulheres negras, mulheres pretas, foi a Glória que abriu esse espaço. Porque não havia uma repórter negra, não havia uma mulher negra na televisão brasileira. Ela foi a primeira. Aliás, ela foi pioneira em ‘n’ eventos, ‘n’ acontecimentos”, declarou ao vivo.