Saiba mais sobre a nova novela das sete da Globo, ‘Bom Sucesso‘, que estreia na próxima segunda-feira, dia 29 de Julho.
+ Resumos de A Dona do Pedaço – Semana de 22/07 a 27/07
A vida pode – e deve – ser muito mais que enfrentar uma rotina atribulada e cheia de obstáculos. Quantas vezes por dia você anula o protagonismo que lhe cabe em sua própria história e reprime os sonhos que tentam florescer dentro de si? Tomar as rédeas de seu destino, construir elos para as pequenas e grandes conquistas e permitir doses diárias de sorrisos, alegria e deleite não podem ser exceção. É isso que ‘Bom Sucesso’, novela das sete, escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm com direção artística de Luiz Henrique Rios, traz à tona em seu enredo.
Paloma (Grazi Massafera) leva um dia a dia corrido e nunca tem tempo para pensar nela mesma, até um exame de saúde lhe trazer uma sentença determinante: ela tem apenas seis meses de vida. A percepção da finitude lhe desperta para o presente. “A novela fala sobre a importância de viver com a consciência de que nossos dias são finitos e únicos. É sobre saber valorizar, de forma intensa, as pequenas coisas do cotidiano, como um abraço em alguém da família, um encontro fortuito com um amigo, um pôr do sol…”, define Rosane Svartman.
O diagnóstico do exame, porém, é de outra pessoa. Os exames foram trocados, e o resultado pertence a Alberto (Antonio Fagundes). Os dois se conhecem, e a paixão em comum pela literatura é a semente para a construção de uma amizade capaz de abrir horizontes e dar um novo significado à vida de ambos. A convivência entre eles e as novas experiências que protagonizam vão afetar a todos que os rodeiam, principalmente dois homens apaixonados por Paloma: Ramon (David Junior), pai de sua primogênita e o amor que ela conhece desde muito jovem, e Marcos (Romulo Estrela), filho de Alberto e uma paixão arrebatadora e inesperada.
Paloma faz Alberto redescobrir o prazer de viver no tempo que lhe resta. Já Alberto apresenta a Paloma seu mundo, repleto de histórias e novas perspectivas. “Esse encontro é uma junção de almas, e eles vão aprender, um com o outro, a olhar além de seus limites”, aponta Paulo Halm. Luiz Henrique Rios ainda complementa sobre a vontade de fazer uma obra que se propõe a inspirar as pessoas: “A novela fala sobre uma questão que acho que falamos pouco: o valor da vida. A vida não é eterna, ela é perene. Queremos lembrar a importância de valorizar os pequenos momentos do dia a dia”.
O despertar de Paloma
Assim como tantas mulheres brasileiras, Paloma (Grazi Massafera) enfrenta uma tripla jornada diária: trabalha fora, cuida da casa e cria os filhos sozinha. O dia a dia é intenso, e, muitas vezes, ela acaba anulando suas próprias vontades para priorizar as necessidades dos filhos e dar conta de tantas tarefas. Mas Paloma não desanima. Moradora do bairro de Bonsucesso, zona norte do Rio de Janeiro, ela sabe tirar uma lição de cada dificuldade que surge e sempre tem um ombro amigo para oferecer.
Apaixonada por livros, batizou os filhos com nomes de clássicos personagens literários: Alice (Bruna Inocêncio), Gabriela (Giovanna Coimbra) e Peter (João Bravo). “Alice no País das Maravilhas”, “Gabriela Cravo e Canela” e “Peter Pan” foram as obras que marcaram sua vida no período da escola, quando engravidou da primogênita. Em função disso, precisou abrir mão do sonho de estudar Letras para trabalhar com o ofício que sua mãe lhe ensinou: a costura.
Ramon (David Junior) é seu grande amor da juventude e pai de Alice. Logo depois que a filha nasceu, ele ganhou uma bolsa de estudos em uma universidade nos Estados Unidos e recebeu a proposta de jogar basquete profissionalmente. Embarcou na esperança de conseguir uma estabilidade financeira e poder bancar a família. Ele conseguiu se formar em Educação Física no Exterior, mas uma contusão o afastou do sonho de ser jogador da NBA. Passou a trabalhar como roupeiro do time do Chicago Bulls. Após sua partida, Paloma conheceu Elias, com quem acabou se casando e teve os filhos Gabriela e Peter. Mas depois da morte de Elias, a costureira se viu novamente sem parceria para criar as três crianças. Apesar disso, mesmo passados 15 anos da partida de Ramon, nem ele nem Paloma conseguiram se esquecer um do outro.
A costureira enfrenta as dificuldades do cotidiano com muita fé. Para ela, não é nenhum sacrifício subir a escadaria da Igreja da Penha, rezar e agradecer. Sem contar que carrega uma energia e uma imaginação únicas. Boa parte dessa vitalidade é dedicada ao trabalho e ao samba. Paloma atravessa a cidade de trem todos os dias para trabalhar como costureira na loja Chic Store, frequentada pela alta sociedade carioca. Seu talento com linhas, agulhas e tecidos também serve ao time de costura do barracão de sua escola de samba do coração, a Unidos do Bom Sucesso. Ela já desfila como passista da agremiação e sonha com o dia em que vai sair no carnaval como destaque, com direito a carro alegórico e tudo, no meio da Marquês de Sapucaí.
Aliás, esse é só um dos sonhos que inspiram Paloma. Dona de uma mente fértil, ela se transporta para os mundos fantásticos que as histórias dos livros lhe proporcionam, chegando a se imaginar como as personagens das obras que desbrava. “Paloma é uma mulher batalhadora e sonhadora. Não tem muito tempo para pensar. Ela engravidou cedo e precisou abrir mão do sonho de fazer faculdade para trabalhar. Mas isso não a deixou num lugar sombrio. Pelo contrário, ela é uma pessoa solar que enfrenta tudo com garra”, aponta Grazi Massafera.
A vida de Paloma vira do avesso depois do resultado de um exame de rotina. O diagnóstico? A sentença de que tem uma doença terminal e poucos meses de vida. Seu mundo desaba. Essa notícia lhe desperta a vontade de tomar as rédeas do seu destino e viver sem pensar no amanhã, algo que antes só seria possível em sua imaginação. É o estopim para que cometa uma série de “loucuras” e trate de resolver pendências, como se despedir do seu grande amor da juventude, Ramon (David Junior), ou se embriagar e literalmente dar um show no trem da Central do Brasil. Transtornada, chega ao ponto de brigar com uma cliente, destruir a vitrine da loja onde trabalha, o que lhe custa o emprego.
Em meio ao caos que vivencia, Paloma aceita fazer uma faxina numa casa em Búzios para ganhar um dinheiro extra e pensar em seus próximos passos, afinal, também é tomada pela angústia de morrer e deixar os três filhos. É na cidade litorânea que a vida de Paloma muda mais uma vez, a partir de uma noite de amor inesquecível com o até então desconhecido Marcos (Romulo Estrela), um bon vivant e dono do badalado quiosque Bar do Peter Pan.
Os filhos de Paloma
Alice (Bruna Inocêncio), Gabriela (Giovanna Coimbra) e Peter (João Bravo) não fazem ideia do turbilhão pelo qual a mãe está passando. Apesar de terem gostos e personalidades distintos, os irmãos são muito unidos.
Tal qual a mãe, Alice ama ler e pode se perder por horas nas páginas dos livros. É uma das melhores alunas da escola e, por causa da timidez, tem dificuldade de expressar seus sentimentos ou de se impor. A não ser que a ideia seja colocar tudo o que está sentindo em um texto, pois tem muita habilidade para escrever.
Já Gabriela (Giovanna Coimbra) passa boa parte dos dias jogando basquete na quadra do bairro, sonhando com o dia em que será uma jogadora profissional. Ao contrário da irmã, ela não leva desaforo para casa e vive envolvida em brigas e discussões, seja para se defender ou defender quem ama.
E o caçula Peter (João Bravo) vive para fazer vídeos e postar na internet, ensaiando um futuro como influenciador digital. Ele não se dedica aos estudos tanto quanto deveria, e o boletim é cheio de notas vermelhas, para o desespero de Paloma.
Desde que ficou viúva, a costureira se desdobra para acompanhar a vida dos filhos de perto. Ela se divide em três para encorajar Alice, vigiar os ímpetos de Gabriela e incentivar Peter nos estudos. Sempre com muita firmeza e doçura. Desta vez, porém, é ela quem precisa de atenção e colo.
Enquanto Paloma está em Búzios, os filhos descobrem o exame de saúde escondido embaixo do colchão dela e ficam perplexos. Mas eles sabem que precisam se manter mais fortes do que nunca.
A vizinhança de Bonsucesso
O dia a dia em Bonsucesso é efervescente, com o trânsito intenso, a correria frenética dos moradores e o comércio pulsante da Praça das Nações. É lá no bairro que Lulu (Carla Cristina Cardoso), cunhada de Paloma (Grazi Massafera), tem uma barraquinha de comes e bebes. Casada com Antonio (Anderson Muller), ela é uma mulher despachada e, como dizem popularmente, “pau para toda obra”. Já o irmão de Paloma está desempregado há algum tempo e vive na aba da esposa, mas tem um grande coração.
Assim como a costureira, o casal ama a escola de samba Unidos do Bom Sucesso. Quem também é frequentadora assídua da agremiação é a líder das costureiras, Esther (Patricia Costa), que consegue a oportunidade para Paloma fazer a faxina em Búzios. É com ela que Paloma costuma desabafar sobre as dores e delícias de sua vida.
No bairro também fica o Colégio Estadual Dias Gomes, onde Alice (Bruna Inocêncio) e Gabriela (Giovanna Coimbra) estudam. A professora Francisca (Gabriela Moreyra), uma grande entusiasta da Educação, não mede esforços para aflorar as potencialidades dos alunos ou resgatar qualquer um que ameace desistir do próprio futuro.
Alice, uma das melhores alunas, adora passar horas na biblioteca da escola. Ela se apaixona por Luan (Igor Fernandez), o garoto mais popular do colégio, e eles começam a namorar. Tímida e recatada, a primogênita de Paloma vai precisar aprender a lidar com os ciúmes e as maldades de Jeniffer (Nathalia Altenbernd), que não aceita ver o casal junto. E com o comportamento dúbio de Waguinho (Lucas Leto), melhor amigo de seu namorado, envolvido com más companhias.
Diferente da irmã, o lugar preferido de Gabriela (Giovanna Coimbra) em Bonsucesso é a quadra de basquete. A garota esquece as horas quando está jogando, e quem costuma acompanhá-la são os melhores amigos, Patrick (Caio Cabral) e Michelly (Gabrielle Joie).
Logo, toda a vizinhança fica sabendo da situação de Paloma (Grazi Massafera) e se mobiliza para fazer uma vaquinha e arrecadar fundos para a costureira, que fica emocionada com tanto carinho ao retornar à cidade.
O encontro de Paloma e Alberto
Alguns dias depois, Paloma é avisada pelo laboratório que seu exame foi trocado e descobre que está com a saúde intacta. Um alívio toma conta de sua alma, seguido de uma sensação de inquietação. Ela sente que precisa ir atrás da pessoa que está com os dias contados de verdade. Disposta a encontrá-la, Paloma retorna ao laboratório, onde coloca em prática um plano que, com uma força do acaso, a leva até o nome de Alberto Prado Monteiro (Antonio Fagundes).
Ele é o dono da editora Prado Monteiro, um homem que começou a vida vendendo enciclopédias de porta em porta e construiu um império no mundo literário. Alberto é uma pessoa amarga, que tem muitas questões familiares mal resolvidas. Ele dedicou muito da sua trajetória ao universo das letras e histórias, e sobrou pouco afeto e quase nenhuma atenção para os filhos, Marcos (Romulo Estrela) e Nana (Fabiula Nascimento). A única na casa capaz de arrancar um sorriso ou afago de Alberto é a pequena Sofia (Valentina Vieira). É com a neta que ele passa horas lendo histórias e demonstra que, no fundo, tem um lado amoroso.
Paloma descobre o endereço de Alberto e vai até a casa dele, alegando que precisa entregar uma encomenda ao patriarca da família. É a oportunidade que tem de conhecê-lo e contar sobre como a sensação de estar com os dias contados mexeu com a sua vida, ao mesmo tempo em que se solidariza com o que ele está vivendo. Alberto fica encantado com toda a vitalidade de Paloma, que, por sua vez, se deslumbra com a enorme biblioteca da mansão e o vasto conhecimento dele em literatura.
O dono da Prado Monteiro acaba convidando Paloma para ser sua acompanhante a fim de ensiná-lo a viver melhor no tempo que lhe resta. Ela aceita a proposta, e a amizade que nasce da convivência diária será enriquecedora e transformadora para os dois, que se propõem a conhecer um pouco do mundo um do outro. “Alberto está irascível antes de conhecer Paloma. Por meio da literatura, eles acabam se unindo de uma forma que seria quase impossível em outras circunstâncias. Esse encontro é uma ode à vida. Eles trocam gostos e experiências e um ensina o outro a viver”, ressalta Fagundes.
É justamente na mansão Prado Monteiro que Paloma vai reencontrar Marcos e descobrir que ele é filho de Alberto, enquanto Ramon está de volta ao Brasil disposto a reconquistá-la. Ela fica dividida entre o amor da juventude por Ramon e a paixão por Marcos. Enquanto vive esse dilema, Paloma ajuda Alberto a desfrutar dos pequenos prazeres da vida.
Uma vida em função do basquete
Ramon (David Junior) recebe a notícia da suposta doença de Paloma direto da quadra do Chicago Bulls, nos Estados Unidos, e não titubeia na decisão de retornar ao país e ficar ao lado do grande amor de sua vida. E, depois que o resultado real do exame vem à tona, ele está ainda mais disposto a reconquistar a costureira e estreitar os laços com a filha Alice (Bruna Inocêncio).
De volta ao Rio de Janeiro, Ramon começa a trabalhar como técnico do time de basquete do Clube Esportivo Ipê Roxo. Apesar de a equipe ser masculina, Ramon aceita incluir Gabriela (Giovanna Coimbra) nos treinos do grupo. Afinal, ele enxerga na jovem o mesmo sonho de jogar basquete profissionalmente que um dia o motivou. Gabriela é apaixonada pelo esporte e admira Ramon por toda sua trajetória profissional.
A salvação da editora Prado Monteiro: a biografia de Silvana Nolasco
Preocupado com sua saúde, Alberto (Antonio Fagundes) pede que os filhos assumam o comando da editora o mais rápido possível. Nana (Fabiula Nascimento) entende dos negócios melhor do que ninguém, e Marcos (Romulo Estrela), apesar de irresponsável aos olhos do pai, é apaixonado pelos livros. Os dois juntos são imbatíveis e se completam: mente e coração.
Eles contam com um time talentoso e apaixonado pelo universo dos livros nesta empreitada, como os editores Mario (Lucio Mauro Filho), Thaissa (Yasmin Gomlevsky) e Felipe (Arthur Sales). O trio se complementa em suas características peculiares: Mario se considera um poeta nato e é comunicativo, Thaissa sabe fazer citações de livros de cabeça e é rabugenta e Felipe adora romances policiais e é introspectivo. Willian (Diego Montez) e Gláucia (Shirley Cruz) são os diretores das áreas de marketing e comercial e contam, respectivamente, com a tímida Evelyn (Mariana Molina) e o extrovertido Leo (Antonio Carlos Santana) como assistentes. O nerd Jefferson (Felipe Haiut), que trabalha com Tecnologia da Informação, completa essa equipe.
Os negócios da empresa precisam ser alavancados, e uma das estratégias pensadas pelos editores é a publicação de uma biografia cheia de “barracos” que possa vender como água. É aí que Marcos lembra da atriz Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães), com quem teve um affair em Búzios.
A atriz é o grande nome da novela ‘Precipício do Amor’ e vira sensação por onde passa. Ela ama ser o centro das atenções e não tem nenhum pudor de se expor. Quando está gravando cenas do novo trabalho em Búzios, a diva conhece Marcos e acaba se descobrindo apaixonada por ele. Mas nem isso é capaz de baixar a guarda da celebridade.
A paixão, esse sentimento que estava adormecido há muito tempo dentro de Silvana, vira combustível para ela colocar em prática as ideias mais descabidas, como forjar um noivado com Marcos e até aparecer na mansão Prado Monteiro para conhecer o “sogro” Alberto (Antonio Fagundes). O convite para ter sua vida exposta em uma biografia da editora Prado Monteiro é perfeito para ficar ainda mais perto de Marcos e ganhar ainda mais holofote na mídia.
Mario é o ghost writer das peripécias da atriz, que relata mil e uma histórias cabulosas e exageradas. Acreditando que Alberto não aprovaria a publicação da biografia de alguém tão extravagante, Marcos e Nana fazem tudo escondido do pai.
Apesar do esforço em conjunto para reerguer a editora, há quem planeje um outro futuro para a empresa: os amantes Diogo (Armando Babaioff), marido de Nana, e Gisele (Sheron Menezzes), a assistente pessoal da empresária. Diogo é um sujeito que não tem ética ou pudor. É capaz de manipular e ameaçar qualquer um que ouse interferir em seu objetivo de vida: garantir a herança da família Prado Monteiro para si. Trata a esposa, Nana, como um cavalheiro, pois precisa manter as aparências diante dela e de todos que a rodeiam. Afinal, considera esse relacionamento um investimento para conquistar algo maior. Na prática, torce pela morte do sogro enquanto tenta convencer a família a vender a editora antes de uma possível falência.
Gisele é aliada nas falcatruas de Diogo, mas, no fundo espera pelo dia que o advogado vai abandonar Nana para ficar com ela. Enquanto esse momento não chega, ela aproveita a proximidade com a chefe para espioná-la e sabotá-la. Passional, ela não vai aceitar tão facilmente ser a segunda opção na vida de Diogo.
Figurino e caracterização constroem a convergência entre dois mundos
Dois universos se entrelaçam em ‘Bom Sucesso’: as zonas norte e sul do Rio de Janeiro. Por isso, a diversidade e a pluralidade pautaram o trabalho das áreas de figurino e caracterização. “As pessoas se expressam de diversas formas em todos os lugares. Não estamos fazendo “nichos”. Reforçarmos a ideia da liberdade de se ser único, de cada um buscar sua identidade”, define a caracterizadora Carmen Bastos. “Pesquisamos muito para reproduzir esses mundos mais próximos da realidade, mas sempre recorrendo à liberdade poética já que se trata de uma obra de ficção”, pontua a figurinista Rosane Berni.
O principal desafio para o trabalho de Rosane foi desenvolver o figurino de Paloma (Grazi Massafera). Ela é uma mulher prática, atarefada e sem luxos, mas com referências do mundo da moda e com muitas peças que ela mesma produz. “Paloma cria modelos para ela usar. São modelagens simples que mostram claramente quem ela é e seu gosto por esse oficio. Mesmo com peças básicas, ela se destaca, tem boas ideias e uma verve de estilista”. Com uma vida muito corrida, Paloma tem pouco tempo para se produzir. “Ela quase não usa maquiagem. Damos só uma aparência saudável. Usa muito rabo de cavalo e prendedores, especialmente porque tem uma longa jornada diária e é prática”, explica a caracterizadora.
Com poucos recursos financeiros e talento de sobra, Paloma também faz roupas para os filhos. Peter (João Bravo) se veste de forma divertida, já que sonha em ser um youtuber. Alice tem um visual romântico e doce, enquanto Gabriela (Giovanna Coimbra) vive para o basquete e adota um estilo esportista e tomboy, com roupas tipicamente masculinas.
O grande amor da vida de Paloma, Ramon (David Junior), é atleta e imprime sua identidade de esportista no visual. Ele se veste com referências ao universo do basquete e com influência de cantores de rap, além de ter o cabelo bem torneado. É um estilo bem americanizado, já que ele morou pouco mais de 15 anos nos Estados Unidos, segundo a figurinista.
Já Marcos (Romulo Estrela), que desperta uma paixão arrebatadora em Paloma em um encontro descomprometido e inesperado, evidencia esse perfil despojado e livre de amarras em suas roupas. Apesar de ter nascido em um universo sofisticado, ele seguiu seu próprio caminho e escolheu ter uma vida mais simples e low profile. Mora em Búzios e opta por peças leves e confortáveis. Por conta de o personagem ter um contato direto com o sol e o sal do mar, a caracterização apostou em uma pele bem bronzeada, cabelo solto ao vento e uma barba por fazer. Quando está na cidade grande, se veste com um pouco mais de formalidade, sem perder a essência.
Alberto (Antonio Fagundes) é um homem clássico, culto e um tanto careta. Por conta da doença, sente-se infeliz, e esse momento pessoal se reflete em seu figurino por meio de uma paleta de cor mais sóbria. Como é um homem debilitado por uma doença terminal, a caracterização usa maquiagem para suavizar o dourado e o brilho da pele de Antonio Fagundes. Já Nana (Fabiula Nascimento) é uma mulher workaholic que vive tensa tanto pelos problemas de trabalho, quanto pessoais. É uma mulher elegante, em cujo guarda-roupa predominam as cores frias e muita alfaiataria, peças acinturadas, golas altas e cortes precisos e simétricos. Objetiva e discreta, Nana costuma usar maquiagem nude e cabelo básico.
Sedutor nato e alpinista social, Diogo (Armando Babaioff) trabalha em uma renomada firma de advocacia e faz questão de manter as aparências. Ele usa ternos com uma modelagem mais fit e em cores escuras. Gisele (Sheron Menezzes), sua amante e parceira nas tramoias, apresenta um estilo executivo com um toque sensual. Gisele é dissimulada e vê a chefe como rival, mas tenta imitá-la em alguns detalhes. Um deles é nas mãos, pintando as unhas de nude assim como Nana.
Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães) tem certeza de que nasceu para brilhar e seus looks seguem essa máxima. Tem um estilo ousado e usa as tendências da moda atual para sempre ser a grande sensação por onde passa. Ela é o significado da palavra “extravagância”. “Silvana é uma mulher exuberante que gosta de ostentar e usa seu poder de sedução. Ela pode, ela compra, ela usa”, define a caracterizadora.
Arte e cenografia trazem realismo e vivência
Um grande desafio para as equipes de arte e cenografia foi criar o universo literário da novela. O acervo da cenografia, assinada por May Martins e Marcelo Carneiro, comporta cerca de 30 mil livros, espalhados por seis cenários. São eles: a editora Prado Monteiro, as bibliotecas de Alberto (Antonio Fagundes) e do Colégio Estadual Dias Gomes, as casas dos editores Mario (Lucio Mauro Filho) e William (Diego Montez) e uma livraria. Eugenia Maakaroun, responsável pela produção de arte, ainda produziu mais de 200 artes para estampar capas de livros de domínio público nas coleções da Prado Monteiro. “Alice no País das Maravilhas”, “Peter Pan”, “O Mágico de Oz”, “As Mil e Uma Noites”, além de outros títulos de fábulas e obras de teólogos, filósofos e poetas estarão nas prateleiras da editora e da biblioteca de Alberto. Este último espaço é um dos cômodos mais imponentes da mansão da família e ostenta um mezanino com escadaria de correr.
“Tivemos um grande cuidado para construir esse lugar. Pensamos em cada detalhe, desde o design da logomarca da editora até a elaboração das capas. Buscamos muitas referências de livros antigos, com capa de couro e ilustração de bico de pena em dourado. Cada capa tem uma cor e quando colocamos na estante as lombadas formam um degradê”, aponta Eugenia. O designer responsável pela arte dos livros, Mauro Britto, explica o trabalho minucioso que desenvolveu: “Todos os títulos de fábulas têm um animal relacionado ao livro na lombada. Por exemplo, a de ‘Alice no País das Maravilhas’ é o coelho”. Além disso, as capas têm uma arte que forma uma moldura remetendo à história escrita: em ‘Rapunzel’ é uma trança, em ‘Cinderela’, o pé de abóbora, e por aí vai”.
Apaixonada por leitura, mas com poucos recursos financeiros, Paloma (Grazi Massafera) possui uma prateleira com os três livros que a inspiraram a batizar seus filhos, além de revistas de costura e itens do dia a dia. Costureira prendada, ela coloca seu toque pessoal em todos os cantinhos de casa. Por exemplo, o paninho que embrulha a marmita, a capa da máquina de costura e o forro da caixinha com agulhas foram produzidos por ela. “Paloma é manualmente muito hábil, então propusemos colocar no cenário muita coisa que ela teria feito, como uma capa de filtro, uma colcha de retalhos. Ela reaproveita o material que sobra das costuras para fazer algo que possa ser útil para ela e para os filhos”, descreve Eugenia.
Ainda em Bonsucesso será possível ver muita cor e agitação. Os cenógrafos fizeram diversas visitas ao bairro do Rio de Janeiro para reproduzir a atmosfera local na cidade cenográfica da novela nos Estúdios da Globo. “É preciso sentir o bairro para poder pinçar o que é representativo daquele mundo. Trouxemos todo o colorido e a alegria que presenciamos lá”, explica May. O comércio, muito caraterístico na região, estará presente com camelôs e lojas de roupas, artigos para festa, itens de decoração e de material elétrico, lanchonete, pastelaria, farmácia, além de mais de 150 manequins espalhados pelas ruas. Haverá muitas placas e letreiros e uma entrada para a estação de trem, transporte que Paloma usa praticamente todos os dias. “Ainda temos uma área mais residencial, onde fica a casa de Paloma, que é uma construção da década de 1930, e outra mais decadentes, onde tem a quadra de basquete”, destaca Marcelo.
Dias especiais… Entre Chicago, Búzios e o Sambódromo
Além das gravações no Rio de Janeiro, a produção da novela viajou a Chicago e Búzios. Na cidade norte-americana, a equipe passou uma semana gravando em locações que remetem ao universo do basquete, como a United Center, que é a casa do time de basquete Chicago Bulls, a quadra de rua Margaret Hie Ding Lin Park e às margens do Rio Chicago. Além disso, também filmou em locais turísticos como os parques públicos Millennium Park e Grant Park.
Para o ator David Junior, que interpreta Ramon, foi a realização de um sonho pisar na quadra do Chicago Bulls e vivenciar essa oportunidade: “Já joguei basquete na época do colégio e amo o esporte. Lembro que, quando criança, meu sonho era ter uma camisa do Chicago Bulls por causa do Michael Jordan. Me ver dentro da quadra para gravar a novela foi um sonho. Beber dessa fonte foi fundamental para o personagem”.
Dos Estados Unidos para o Brasil, a produção desembarcou em Búzios, na região dos Lagos do Rio de Janeiro. Na cidade litorânea foram rodadas as cenas do bar de Marcos (Romulo Estrela) e as sequências em que ele se encontra com Paloma (Grazi Massafera) e Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães) pela primeira vez.
Foram feitas imagens nas praias de Geribá e Tucuns, além de uma casa e hotel da região. “Marcos tem uma forte relação com praia, mar, areia. Posso dizer que ele toma ‘pílulas’ da natureza diariamente. Ele precisa do ar, do verde, da água, da areia para viver. Fui buscar esses lugares para a construção do personagem”, conta Romulo Estrela.
Na capital fluminense, a equipe da novela aproveitou os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, durante o carnaval de 2019, para gravar cenas da fictícia agremiação Unidos do Bom Sucesso com os atores Grazi Massafera, Antonio Fagundes, Ingrid Guimarães, Rafael Infante, Marcelo Flores, Antonio Carlos Santana e Patricia Costa. Algumas sequências fazem parte de um dos sonhos de Paloma (Grazi Massafera) como destaque de sua escola de samba do coração.
‘Bom Sucesso’ estreia no dia 29 de julho e trata do valor da vida com uma mensagem de perseverança, fé e garra.