As redes sociais estão de olho! Nesta segunda-feira (25), o YouTube removeu a live do dia 21 de outubro em que o presidente Jair Bolsonaro faz menção a uma mentira sobre relação entre a vacina da Covid e Aids. Segundo o g1, o canal ficará suspenso por uma semana, o que impede a publicação de novos vídeos e transmissões ao vivo.
A decisão do YouTube aconteceu após o Facebook retirar do ar o mesmo conteúdo. O Instagram também retirou a live do ar. Porém, o Twitter não foi tão rigoroso e, apesar de sinalizar o post de Bolsonaro com a fakenews, não retirou o mesmo do microblog.
Luís Ernesto Lacombe tem canal no Youtube bloqueado pela plataforma
O YouTube disse que a publicação foi removida por violar suas diretrizes de desinformação médica sobre a Covid-19 ao alegar que as vacinas não reduzem o risco de contrair a doença e que causam outras doenças infecciosas. “Removemos um vídeo do canal de Jair Bolsonaro por violar as nossas diretrizes de desinformação médica sobre a COVID-19 ao alegar que as vacinas não reduzem o risco de contrair a doença e que causam outras doenças infecciosas”, disse a mensagem.
Lucas Guimarães recupera conta do Instagram: “Fiquei com medo”
A plataforma ainda ressaltou a política estipulada. “As nossas diretrizes estão de acordo com a orientação das autoridades de saúde locais e globais, e atualizamos as nossas políticas à medida que a orientação muda. Aplicamos as nossas políticas de forma consistente em toda a plataforma, independentemente de quem for o criador ou qual a sua opinião política”, ressaltou o comunicado.