Se os brasileiros pudessem escolher um lugar para passar uma temporada, em qualquer lugar do mundo, a resposta de muitos certamente seria a casa do ‘Big Brother Brasil’. Para atender ao desejo de alguns deles – os sortudos integrantes da Pipoca e do Camarote – e com inspiração nas maiores viagens que o BBB pode proporcionar, a casa desta edição apresenta destinos que vão de paisagens naturais e urbanas a um passeio por outra dimensão.
+ BBB23: Primeira dinâmica do jogo será inédita e público terá papel importante
Centro de todos os encontros e principal ponto de reunião do grupo de confinados, a sala tem tudo que um bom viajante pode querer. Na decoração deste cômodo, itens que remetem ao local perfeito para o planejamento de uma nova jornada, além de lembranças trazidas dos mais variados destinos.
Já os quartos apresentam a oposição entre deserto e fundo do mar. Em um deles predominam os tons terrosos, e os elementos rochosos e arenosos são protagonistas da decoração e das estampas. No outro, conchas, algas e animais marinhos preenchem as roupas de cama, chão e paredes do cômodo. Os aposentos do líder seguem no andar de cima, mas agora com um upgrade: a chegada de uma central de controle que conta com bancada de comandos, leitor biométrico e sensor touch.
E se existisse um lugar perfeito para o teletransporte, o confessionário seria um forte candidato a preenchê-lo. Na nova temporada, o espaço promove uma viagem lúdica aos participantes e representa a ponte entre as duas realidades do reality: a de dentro e a de fora da casa. Luzes coloridas posicionadas em forma de espiral, a famosa cadeira ao centro e formas geométricas do chão ao teto dão a sensação de adentrar uma realidade paralela.
Na hora da comida, não tem escapatória: é Vip ou Xepa. E o local de cada grupo nas duas cozinhas mais vigiadas do país já está repaginado. Quem for Vip, vai usufruir de um cômodo que lembra o aconchego de uma casa de serra, com direito a uma lareira artificial e a móveis e cores amadeiradas predominando no ambiente. Já a Xepa vai preparar a comida em uma cozinha típica de casa de praia, com tons azuis e verdes na paleta de cor e um destaque à parte na mesa de refeições, cujo tampo faz alusão a uma grande prancha de surf. Os fogões dos dois grupos continuam posicionados frente a frente, garantindo a troca de olhares entre quem cozinha com maior ou menor variedade de alimentos a cada semana.
O banheiro da nova casa remete a uma gruta, com pedras e folhas dando charme ao ambiente. Vale lembrar que o consumo consciente segue sendo regra e o desperdício de água, seja na hora do banho ou em qualquer outra ocasião, pode colocar todo mundo no “tá com nada”.
+ BBB23: Lexa chora ao falar da participação de Guimê
A área externa tem muros que reúnem paisagens de diferentes destinos em um só lugar, indo dos arranha-céus de grandes metrópoles à calmaria das áreas residenciais, com direito a um painel com grafite exclusivo produzido por artistas que fazem parte da equipe da TV Globo. A piscina ainda garante frescor e lazer para os dias de sol e, bem ao lado dela, fica o inédito bar molhado, que pode ser abastecido em ocasiões especiais, surpreendendo os confinados com bebidas para quebrar a rotina.
Também no gramado, a academia, desta vez, representa um farol. Para facilitar o planejamento de jogo dos participantes, além de aparelhos de musculação, o cômodo conta com poltronas para acomodar aliados e o já tradicional painel tático que possibilita montar e visualizar diferentes estratégias para o game. As paredes têm uma textura que remete à ferrugem, lembrando a aparência da grande estrutura à beira-mar.
Confira fotos da casa – deslize:
Cenografia e produção de arte para uma Big temporada
Para dar vida e cor à nova casa do ‘Big Brother Brasil’ foram necessários cerca de cinco meses de obra e muitos mais de planejamento. Na definição do tema, passando pelo projeto, orçamento e execução, o trabalho começou antes mesmo de o BBB 22 terminar. À frente da cenografia do programa, Camila Costa revela que o grande estímulo de sua função é transformar a casa com um projeto inovador. “O maior desafio é trabalhar novamente na mesma casa, nos mesmos ambientes, e trazer uma nova roupagem. O ineditismo é algo que buscamos em toda temporada e sentimos uma realização muito grande quando vemos que conseguimos entregar isso”, conta a cenógrafa.
Camila explica o conceito da nova residência: “A casa do BBB 23 concentra informações de múltiplos destinos. Não nos prendemos a representações de países ou cidades específicas, mas trouxemos o tema ‘viagem’ de forma ampla. São tipos de viagem: para a serra, para a praia, para o deserto, fundo do mar ou até mesmo para o espaço”, descreve. “O exterior, por exemplo, é uma grande metrópole, com áreas que remetem a territórios comerciais, residenciais e a espaços mais underground, atendendo a todos os gostos”, completa.
+ BBB23: Pais de Amanda descobrem ida dela para o reality após anúncio na Globo
Para decorar e preencher os cômodos, a equipe de produção de arte trabalhou na seleção e na criação de objetos e estampas que destacassem a identidade escolhida para cada ambiente. Na sala, um cuidado especial na reunião de itens que ajudam a fazer alusão a destinos espalhados por todo o mundo. “Como ali é a ‘sala do viajante’, buscamos souvenirs que representam lugares icônicos e peculiares tanto do exterior, quanto do Brasil. Temos, por exemplo, as fitinhas do Senhor do Bonfim; uma brincadeira com os cadeados das pontes, que são marcantes mundialmente para casais apaixonados; esfinges do Egito; pratos marroquinos; além de binóculos, bússolas e mapas, que também aparecem no restante da casa”, enumera Luis Fernando Cardoso, produtor de arte do BBB.
Já para lembrar o deslocamento dos viajantes, a equipe preparou para os participantes malas de rodinha que têm patches e broches gráficos aplicados, além de etiquetas personalizadas que reproduzem as tradicionais tags de identificação de bagagem. Também estão entre as idealizações da produção de arte as estampas das roupas de cama dos quartos; a primeira urna de sorteio arredondada do ‘Big Brother Brasil’, no formato de um globo terrestre; o novo design do roupão do líder; e peças inéditas do tabuleiro tático do quarto do todo-poderoso que, desta vez, trazem a fisionomia dos brothers e sisters esculpida em cristais translúcidos. “Para a gente, esta é uma vedete do nosso trabalho”, destaca Luis Fernando em referência à última criação.
A atuação da cenografia e da produção de arte vai além da conceituação da casa. Para a ornamentação de festas e ações e para a produção de equipamentos das provas semanais do programa, o trabalho já começou. Depois da fase de conceituação, cada atividade é preparada com cerca de três semanas de antecedência de sua realização. “Com o passar dos anos, fomos evoluindo muito as festas. A cenografia passou a criar painéis que não criava antes, a produção de arte começou a inserir elementos aéreos e flutuantes, em uma criação conjunta que beneficia muito o resultado que é percebido pelos participantes, pelo público e pelas marcas parceiras”, exemplifica o produtor de arte. “Já nas provas, criamos elementos muito inusitados porque eles atendem a uma demanda específica, que só o BBB tem. É um desafio que a gente gosta! Tem momentos em que achamos que não vai dar certo, mas acabamos conseguindo. São os deuses da produção que estão a nosso favor (risos)”, brinca.
Fique Ligado!
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no BBB23? Acompanhe o Área VIP!