2019 foi definitivamente mais um ano de inúmeros acontecimentos. Se por um lado foi repleto de novidades, assim como também grandes investimentos, sejam eles de saldo positivo ou negativo, contratações e até mesmo modificações severas, por outro, as principais emissoras de TV do Brasil também sentiram o efeito na mesma intensidade, com cortes de verbas, sinais de crise e desgaste na imagem dos seus contratados ou nas atrações nas quais veiculam na programação.
Neste ano, após uma temporada anterior repleta de grandes polêmicas e que definitivamente conseguiu movimentar todos os meios de comunicação, realities shows consagrados como ‘Big Brother Brasil’, da Globo, e ‘A Fazenda’, da Record, perderam fôlego e concluíram mais uma edição com um elenco fraco, entre anônimos e celebridades, e com poucos feitos que poderiam torná-las memoráveis, além de uma audiência abaixo do esperado devido o marasmo no jogo, por exemplo.
Fracassos
‘O Sétimo Guardião’
Trazendo um enredo com elementos lúdicos, a obra protagonizada por Marina Ruy Barbosa e Bruno Gagliasso não engrenou, e terminou como um dos maiores fracassos da década e da história do canal. Além de bater todos os recordes negativos, por incrível que pareça, os bastidores da produção se tornaram ainda mais interessantes diante de toda a polêmica acerca da traição do ator José Loreto sobre sua, agora, ex-esposa, Débora Nascimento, em que envolveu até a intérprete de Luz no caso.
‘Big Brother Brasil 19’
Embalado após uma temporada digna de novela, com participantes focados e que conseguiu surpreender, a edição de 2019 foi totalmente o inverso, e trouxe jogadores pouco interessados, batendo na tecla do “paz e amor”. O próprio apresentador Tiago Leifert chegou a tentar incentivá-los, mas sem sucesso. O ‘BBB19’ ficou marcado com polêmicas como casos de preconceito religioso e racial praticados, além de atitudes contraditórias tomadas pela campeã, Paula von Sperling, e que foi alvo de agressão pela própria melhor amiga de confinamento, Hariany Almeida, que foi expulsa às vésperas da grande final – e acabara aparecendo na concorrência meses depois.
‘Tá Brincando?’
Antes da extinção precoce do ‘Vídeo Show’, Otaviano Costa foi convocado a comandar um programa nas tardes de sábado da Globo, o ‘Tá Brincando?!’. Recebendo convidados a cada edição, a atração consistia em receber convidados que participam de um game show com provas de conhecimentos gerais e de habilidades que envolvem esporte e música. No entanto, veiculado durante as férias do ‘SóTocaTop’, o programa foi rejeitado pelo público, tendo sua extinção decretada mesmo após uma segunda temporada confirmada. Meses depois, o apresentador pediu demissão da Platinada.
‘O Aprendiz 11’
Em sua 11ª temporada e de casa nova, ‘O Aprendiz’, comandado por Roberto Justus, mostrou que não conseguiu recuperar o fôlego após passagem ao longo de mais de uma década na Record, nem mesmo trazendo digitais influencers para disputar o prêmio máximo, e na Band, amargou baíxssimos índices no Ibope, com médias, muitas das vezes abaixo dos 2 pontos em pleno horário nobre.
‘Mestre do Sabor’
Primeiro reality gastronômico produzido na história da Globo, o ‘Mestre do Sabor’ foi lançado como uma espécie de ‘MasterChef’ global. Embora sendo uma espécie de ‘The Voice’ da cozinha, o formato original foi aquém do esperado pelo público e amargou péssimos índices ao longo da sua exibição, com médias abaixo dos 20 pontos no Ibope e perdendo com frequência a liderança para o bem-sucedido ‘A Praça é Nossa’, do SBT.
‘A Fazenda 11’
Após uma edição bombástica, sendo uma das melhores em anos, ‘A Fazenda 11’ estreou com a mesma premissa, mas não obteve o mesmo desempenho ao longo da sua exibição. Com participantes não muito conhecidos pelo público, descascaram-se nomes como Andréa Nóbrega, Tati Dias, Bifão, além de Hariany, expulsa do ‘BBB’.
Vivendo um romance com Lucas Viana, vindo de outro reality da MTV, ela foi a pivô da expulsão do ator Phellipe Haagensen, acusado de assédio sobre a loira durante uma discussão. O affair conturbado dos dois peões acabou ganhando o favorecimento do público, que os colocaram na final e consagrou o modelo paulista como campeão.
‘Se Joga’
Lançado como a grande arma da Globo para recuperar a liderança no início das tardes, o ‘Se Joga’ derrubou toda a audiência do canal carioca e se figurou como um dos maiores fiascos da emissora nos últimos tempos. Comandado por Fernanda Gentil, Fabiana Karla e Érico Brás, o programa vespertino mescla inúmeros setores e amarga a terceira colocação com grande frequência, de segunda à sexta, atrás da Record e do SBT.
Sucessos
‘Bela, a Feia’
Em sua primeira reapresentação quase uma década após o lançamento original, o remake de ‘Bela, a Feia’, estrelado por Gisele Itié, conseguiu alcançar médias altíssimas para a Record, e terminou quase um ano depois mostrando fôlego, com médias capazes de alcançar a liderança contra a Globo.
‘Primeiro Impacto’
Com a redução de custos, o SBT decretou a extinção do ‘SBT Notícias’ e esticou a exibição do ‘Primeiro Impacto’, a partir das 4h às 10h da manhã. Comandado por Marcão do Povo e Dudu Camargo, o jornalístico conseguiu cair na boca do público e tocou o terror na Record, que modificou inúmeras vezes a grade matinal e chegou até mesmo a fazer grandes contratações, sem sucesso.
‘Programa Eliana’
Veterana quando o papo é disputar com gigantes, Eliana mostrou a força do seu potencial e ao longo do ano conseguiu acumular inúmeras vitórias sucessivas contra Rodrigo Faro, sendo de 50 confrontos, a loira mais cobiçada da TV atualmente saiu na frente totalizando pouco mais de 39, cravando 8,5 pontos, contra 7,7 da concorrente – em torno de 11% a mais. O ‘Programa Eliana’ concluirá o ano em uma das suas melhores fases sobre o maior concorrente, o ‘Hora do Faro’. Mesmo com poucos investimentos, a atração de auditório consolidou seu público no Ibope.
‘Roda a Roda’
Em horário fixo desde o ano passado, foi ao longo destes últimos meses que o ‘Roda a Roda Jequiti’ ganhou forma e se mostrou como uma ameaça para a Record no horário das 20h30. Exibida logo após o ‘SBT Brasil’, o game comandado por Rebeca Abravanel consegue alcançar as maiores médias, ou em algumas ocasiões, a maior média da emissora em alguns dias da semana, superando a desgastada ‘As Aventuras de Poliana‘, por exemplo.
‘Bom Sucesso’
Após o grande sucesso de ‘Totalmente Demais’, Rosane Svartman e Paulo Halm resolveram produzir um enredo mais voltado para o povão, e com ‘Bom Sucesso’, conseguiu fazer com que a Globo alcançasse médias não vistas no horário das sete desde meados de 2012, embalada pelo fenômeno da saga das empreguetes, com ‘Cheias de Charme’. Com médias acima dos 30 pontos, é provável de que a trama consiga se tornar o segundo enredo mais visto da década.
‘A Dona do Pedaço’
Após um fracasso retubante, a Globo apostou todas as suas fichas em ‘A Dona do Pedaço’. Trazendo um formato popular de fazer novela, com a saga da boleira Maria da Paz (Juliana Paes), além da vilania da filha, Josiane (Agatha Moreira), a trama de Walcyr Carrasco prendeu o público e resultou em grande audiência e faturamentos inéditos na história do canal, comprovando mais uma vez que o autor é mesmo o “salvador da pátria”, terminando como a quarta novela mais assistida da década na capital paulista, principal praça de medição de audiência.
‘Por Amor’ e ‘Avenida Brasil’
Escalada com o objetivo de reverter a queda drástica no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, o dramalhão de Manoel Carlos, ‘Por Amor’, conseguiu alcançar índices não vistos na faixa desde a segunda reapresentação de ‘Senhora do Destino’, em 2017. Com médias acima de 20 pontos em várias ocasiões, a re-reprise da trama estrelada por Regina Duarte conseguiu se tornar uma das mais vistas da década.
Para conseguir manter, a Globo escalou sua cartada, ‘Avenida Brasil‘. Um dos maiores fenômenos da dramaturgia nacional nos últimos tempos, a saga vingativa estrelada por Débora Falabella e Adriana Esteves têm mantido o mesmo ritmo e já têm prendido o público, impulsionando a grade vespertina do canal, assolada pelo fiasco do ‘Se Joga’.