Ser brasileiro não é simplesmente ser nascido no Brasil. É muito mais do que isso, é um estado de espírito. Se você tem a alegria como forma de expressão, gosta de um abraço apertado e sabe dar a volta por cima e sorrir até quando seu time de futebol perde, então você é um bra-si-lei-ro de alma. Mais de 1,5 milhão de pessoas, o maior público dos últimos anos, lotaram a avenida e provaram que “ser brasileiro é simplesmente ser”, conceito que embalou novamente a festa do BR Day NY deste domingo, dia 3. Com apresentação de Otaviano Costa, o evento contou com mais de cinco horas de música. Marcos & Belutti, Sorriso Maroto, com participação especial da estrela do R&B norte-americano Brian McKnight, e Claudia Leitte fizeram a cidade entrar no ritmo do Brasil, com sertanejo, samba, pagode, pop e axé.
“Hoje a Sexta Avenida está pintada de verde e amarelo. Dia em que brasileiros, hispânicos e e americanos se encontram para celebrar a nossa cultura. Há 33 anos, Nova York recebe esse grande evento de braços abertos”, anunciou Otaviano Costa dando início à tarde de shows entoando o hino da cidade “New York, New York”, de Frank Sinatra. Em seguida, chamou ao palco a primeira atração do BR Day NY 2017. E o público explodiu ao som da dupla Marcos & Belutti, com as músicas da nova turnê “Acredite”, além dos sucessos como “Domingo de Manhã”, “Aquele 1%”, “Poeira da Lua” e “Solteiro Apaixonado”. Para a surpresa de todos, Belutti interpretou “I Don’t Want To Miss A Thing”, do Aerosmith.
O grupo Sorriso Maroto deu sequência à festa com um repertório que fez o público cair no samba e no pagode, com “Futuro Prometido”, “Me Olha nos Olhos” e “Não Tem Perdão”. No embalo do refrão de “Assim Você Mata o Papai”, a multidão cantou junto com os cariocas. O vocalista Bruno Cardoso convocou ao palco o cantor norte-americano Brian McKnight, e juntos relembraram o emocionante dueto “Mais Fácil”, hit que o Sorriso gravou com Brian em 2013, seguido de “Back to One”. De volta ao palco, Otaviano chamou a atriz Flávia Alessandra e, declarando seu amor à atriz, o apresentador do ‘Vídeo Show’ cantou para ela “Gostava Tanto de Você”, empolgando a multidão. A emoção voltou a tomar conta da Avenida com a execução do Hino Nacional Americano, cantado por Brian, seguido da versão brasileira interpretada pelos cinco integrantes do Sorriso Maroto.
E como se a festa não pudesse ficar mais animada, Claudia Leitte chegou para fechar o evento com sucessos que marcaram sua carreira solo e que fazem parte de sua mais nova turnê “Claudia 10”. Sucessos como “Extravasa”, “Largadinho” e “Corazon” e o seu mais recente hit “Baldin de Gelo” fizeram parte do repertório. E com um medley de “Caranguejo” e “Água Mineral”, a cantora fez a Avenida pular ao ritmo da corda do caranguejo das ruas de Salvador. “Nós somos o nosso país. Somos aqueles que fazem a diferença e que colocam o amor acima de tudo. A gente pode sair do Brasil, mas o Brasil nunca sairá da gente. E hoje, mais uma vez, trouxemos o carnaval para a Sexta Avenida”, agradeceu Claudia Leitte, que convocou Marcos & Belutti e Sorriso Maroto ao palco para, juntos, se despedirem de Nova York ao som de “Amor Perfeito”, clássico interpretado por Roberto Carlos.
Durante todo o dia, os presentes compartilharam seus momentos preferidos nas redes sociais por meio da #brdayny, também ativada na cobertura do evento nos perfis oficiais da Globo nas redes sociais. Mila Burns apresentou flashes do show, no ‘Boletim Globo Notícia Américas’, e a festa verde e amarela também ganhou destaque nos noticiários da Globo. Já Erik Marmo e Fernanda Pontes garantiram a cobertura dos bastidores da festa, que será exibida no ‘Planeta Brasil’ do próximo sábado, dia 9. No dia 13, o especial BR Day 2017 será exibido no canal internacional da Globo com os melhores momentos da festa.
Esta é a 33a edição do evento, e o quarto ano da marca BR Day NY, um presente da Globo a todos os brasileiros e demais comunidades que há anos viajam de diferentes regiões dos Estados Unidos para prestigiar a festa. O BR Day NY é produzido pelo jornal The Brasilians, com apoio da Globo, e celebra o espírito verde e amarelo, o famoso “GreenYellow Mood”.