O cantor sul-coreano Psy entrou para o livro de recordes com seu sucesso “Gangnam Style”, o vídeo que superou neste fim de semana os 2 bilhões de visualizações no YouTube.
Nunca um vídeo foi visto neste site por tantas pessoas. Apenas “Baby”, de Justin Bieber, havia conseguido superar, em fevereiro passado, um bilhão de visitas.
“Dois bilhões é um número honroso e demolidor”, comentou Psy em um comunicado. “Animado com este êxito, voltarei muito em breve, com novos conteúdos super-alegres”, acrescentou.
O vídeo tornou-se um fenômeno mundial ao ser lançado em julho de 2012, chamando a atenção para o gênero sul-coreano conhecido como “K-Pop”.
De acordo com a Folha online, somente 3% das visualizações, entretanto, vieram do país natal do cantor.
Além de torná-lo mundialmente conhecido, seu estilo de dança (semelhante a uma pessoa cavalgando) foi imitado e parodiado à exaustão.
O “Gangnam” no título da música se refere ao bairro mais rico de Seul, rodeado de estabelecimentos luxuosos e frequentado por celebridades. Muitos veem a canção como uma crítica ao estilo de vida dos moradores do local.
A música seguinte de Psy, “Gentleman”, bateu o recorde de visualizações em um dia: 38 milhões, em 14 de abril de 2013.
O “Wall Street Journal” assinalou neste sábado (31) que a próxima canção de Psy, “Hangover” —feita em colaboração com o rapper Snoop Dogg—, será lançada no dia 8 de junho, durante a transmissão ao vivo do talk-show americano “Jimmy Kimmel Live!”, pela rede americana ABC.
Segundo os agentes do cantor sul-coreano citados pelo jornal, a nova música será totalmente diferente da anterior e mais própria do ritmo hip-hop.