Durante a madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro, milhares de brasileiros receberam um alerta de terremoto do Google por volta das 2h. Os tremores, classificados como de baixa intensidade, tiveram origem perto do litoral de Ubatuba, localizado no Estado de São Paulo, e apresentaram uma magnitude entre 4,6 e 5,5 na escala Richter.
Nas redes sociais, diversos internautas de São Paulo e do Rio de Janeiro relataram o recebimento do alerta através das plataformas e rapidamente o termo “terremoto” foi parar nos assuntos mais comentados do X, (antigo Twitter). “Receber alertas sobre chuvas, tudo bem, mas de terremoto na madrugada em São Paulo é assustador”, escreveu um usuário. “Meu que susto que eu levei com o alerta do terremoto, pensei que ia morrer hoje haha“, riu outro.
+ Yudi Tamashiro expõe momento de desespero com terremoto no Japão
Vale frisar que, mesmo diante do alerta que causou pânico, o Centro de Sismologia da USP e o Centro ESMC (Centro Sismológico Euro-Mediterrânico) e outros institutos mundialmente conhecidos, não registraram o tremor. A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta e que não há registro de nenhuma ocorrência relacionada com o possível terremoto no estado.
Até o momento, o Google não se pronunciou sobre o alerta emitido e novos detalhes sobre o que de fato ocorreu não vieram à tona.
+ Sabina Simonato choca ao anunciar ao vivo no ‘Bom Dia Brasil’ terremoto em São Paulo
Assista:
Terremoto no Brasil
Em janeiro de 2024, o Brasil teve o maior terremoto já registrado, o tremor de 6,6 graus ocorreu na Amazônia por volta das 18h31 no horário de Brasília. De acordo com o jornal O Globo, o país registrou cerca de 108 abalos sísmicos no último ano, mas a maioria é imperceptível.
+ César Tralli entra ao vivo no ‘Encontro’ e atualiza informações de terremoto em São Paulo