Joana Fomm quer voltar a sorrir. Depois de se recuperar de um câncer nos seios, que a tirou da novela “Paraíso Tropical”, em 2007, a atriz luta agora contra uma nova doença. Joana sofre de disautonomia, que afeta o sistema nervoso e tem comprometido seus movimentos, informa o jornal Extra. Por causa disso, ela não vem trabalhando como gostaria, apesar de ainda ser contratada da TV Globo.
"Vivia caindo e cheguei a quebrar uma costela numa queda. Minha pressão foi a três e brinquei com os médicos que fui ressuscitada. Agora medicada, não tenho me acidentado, mas sinto pouca força nas pernas", conta Joana, de 69 anos.
Um recente convite do diretor Daniel Filho a tirou do exílio involuntário. A veterana gravou uma participação na série “As cariocas” como a mãe da personagem de Grazi Massafera: "Foi um risco que Daniel assumiu, mas em televisão dá para gravar sentada e descansar nos intervalos. Foi muito bom voltar, estava sentindo falta de trabalhar, me sentia louca para fazer palhaçada. Só não sei se daria para gravar uma novela inteira".
Mesmo assim, Joana entrou em contato com o autor Gilberto Braga (eles fizeram uma dobradinha brilhante em “Dancin days”) quando soube que ele estava escrevendo a próxima trama das oito.
"Ele me disse que estava com o elenco fechado e não tinha um papel para mim", lembra a atriz.
Joana Fomm ouviu dos médicos que ainda não é possível prever quando estará curada da doença. A atriz queria voltar aos palcos ainda este ano, numa peça escrita por Silvio Guindane especialmente para ela, mas acredita que ainda é cedo. Em breve, ela quer tentar retomar seus exercícios para recuperar a musculatura.
"Esses últimos três anos foram terríveis para mim. Na época do câncer, fiquei inteiramente maluca. Eu me sentia bem e tinha uma doença. Depois veio a outra e fiquei muito deprimida. Quero ficar boa logo", torce Joana.