O Papa Francisco segue internado desde a última sexta-feira, 14 de fevereiro, devido a uma infecção polimicrobiana, e seu estado de saúde é considerado ‘complexo’, segundo comunicado oficial do Vaticano.
Diante da internação do líder da igreja católica, muitos fiéis passaram a questionar quem assumiu a Santa Fé e o Vaticano em sua ausência. Vale lembrar que caso o pontífice fique incapacitado de exercer suas funções, a responsabilidade pela administração de ambas entidades recai sobre o camerlengo, cargo atualmente ocupado pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, nomeado pelo próprio Francisco em 2019.
+ Internado em Roma, Papa Francisco está estável e prossegue tratamento
O que faz o camerlengo?
Além de atuar durante a ausência do papa, o camerlengo tem funções essenciais dentro da Igreja, como a organização do funeral do pontífice e a condução do conclave para a escolha de um sucessor. O termo camerlengo vem do latim medieval camarlingus, que significa “funcionário da câmara do soberano” (em tradução livre), reforçando sua importância administrativa e cerimonial no Vaticano.
Tradicionalmente, o camerlengo assume a administração dos assuntos correntes do Vaticano em três situações: durante viagens ou internações dos papas ou após a morte de um pontífice, presidindo o período chamado de Sé Vacante.
Conheça mais sobre o cardeal Kevin Joseph Farrell
Kevin Joseph Farrell nasceu em 2 de setembro de 1947, em Dublin, na Irlanda. Estudou na Universidade de Salamanca, na Espanha, e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Ele também se formou em filosofia e teologia pela Universidade de São Tomás, na capital italiana, construindo uma trajetória acadêmica sólida antes de assumir papéis de destaque dentro da Igreja Católica.
Quem será o próximo Papa, caso Francisco abdique ou faleça?
Ainda não se sabe, já que para um novo Papa assumir a igreja e o Vaticano, necessita primeiro de um conclave, podendo durar 16 dias.