O Domingo Espetacular deste final de semana, dia 06 de novembro, investiga uma das maiores organizações católicas que funciona como uma sociedade secreta. O Opus Dei é uma dissidência da Igreja Católica. Foi fundado em Madrid em 2 de outubro de 1928 por São Josemaría Escrivá. A jornalista Andréa Berón entrevistou ex-integrantes da Opus Dei e dois dos autores do livro “Opus Dei – os bastidores”. A obra foi escrita por três brasileiros que, depois de atingirem o auge da carreira dentro da instituição, decidiram dela se afastar, mantendo-se entretanto no campo da fé cristã. Marcio Fernandes da Silva , que dos 10 aos 18 anos de idade esteve associado ao Opus Dei, conta o que aconteceu ao ser admitido. Ele e Jean Lauandi (segundo autor do livro) contam sobre os maus tratos e a discriminação dentro da instituição. Falam ainda dos diferentes níveis de classes dentro da ordem.
O braço mais radical da igreja, faz com que seus representantes façam voto de pobreza entregando assim todos seus bens a eles. A instituição passa a administrar tudo o que pertence aos seus seguidores. Homens e mulheres abdicam de tudo.
A apresentadora Lorena Calábria viajou para Espanha para mostrar a origem desta instituição que já conquistou boa parte da Europa.
O programa vai ao ar no domingo, logo depois do futebol, às 18h.