As TVs Globo, Record e SBT uniram forças para tentar, nesta semana, anular os efeitos do horário de verão na classificação indicativa de suas programações, informa o colunista Daniel Castro, na Folha desta segunda-feira (13).
O próximo horário de verão começa sábado e será o primeiro sob a vigência da portaria do Ministério da Justiça que obriga as redes a cumprirem a classificação indicativa nos Estados com fusos diferentes do de Brasília. Com o novo horário, o Nordeste ficará uma hora defasado em relação ao Sudeste. Estados como Amazonas e o Mato Grosso ficarão duas horas atrasados.
De acordo com a coluna, na semana passada as emissoras fizeram consultas aos ministérios das Minas e Energia e da Justiça questionando se horário de verão é diferente de fuso horário. Se a resposta for afirmativa, elas ficarão desobrigadas de cumprir a classificação indicativa integralmente.
Segundo a Abert, entidade que congrega Globo, SBT e Record, amanhã as redes apresentarão estudos sobre os impactos que o horário de verão terá em suas programações.
O colunista diz que a Globo e a Record terão sérios problemas. Classificada como imprópria para menores de 12 anos, inadequada antes das 20h, “Os Mutantes” (Record) passará a entrar em parte do Norte às 19h. A Globo já tem uma grade especial para os Estados com fuso de -1h (que passarão a -2h), então não enfrentará novas dificuldades agora. Mas terá quando estrear “Big Brother Brasil”, impróprio para menores de 16 anos (22h).