Uma pessoa boceja e, pronto: já dá vontade de bocejar também. Inexplicável? Errado. A neurocientista Suzana Herculano tem a resposta para esta e outras tantas questões curiosas sobre o funcionamento do nosso cérebro, que serão discutidas a partir do próximo domingo, dia 09, quando o ’Fantástico’ estréia o quadro ’ Neurológica’. Usando exemplos do dia-a-dia, Suzana vai falar com muita clareza sobre esta área da ciência, que estuda o sistema nervoso e justifica diversos comportamentos humanos.
Crianças pequenas, por exemplo, parecem desobedientes e incontroláveis, mas Suzana vai explicar que, cientificamente, já foi comprovado: elas não conseguem atender comandos dos pais quando ouvem a palavra “não”. A neurocientista esclarece também, entre outros assuntos, por que os adolescentes estão sempre entediados e por que é tão díficil guardar um segredo. Durante a exibição do programa, Suzana vai mostrar como estas informações são recebidas e interpretadas pelo cérebro.
Para ilustrar esse funcionamento, o ’Fantástico’ encomendou um cérebro gigante. Criado pelo artista plástico Luiz Cláudio Bunheirão, o objeto tem 1,80m x 1,60 e vai fazer parte do cenário do quadro. Foram necessárias cinco semanas para que fosse esculpido em um bloco de isopor.
O Fantástico vai ao ar aos domingos, logo após Domingão do Faustão.