Seis dias seguidos de liderança mundial nos tópicos mais comentados do mundo no serviço de microblogs Twitter chamaram a atenção do jornal norte-americano The New York Times" na terça-feira (15).
O diário mais importante dos Estados Unidos publicou uma reportagem ontem na versão on-line (e hoje também, na versão impressa) sobre o "Cala Boca Galvão", que ainda prossegue, pelo 7º dia consecutivo, como assunto mais comentado do Twitter mundial, informa a Folha Online.
Desde a abertura da Copa do Mundo, na última quinta-feira, o tuíte "Cala Boca Galvão", que se refere aos comentários do locutor brasileiro Galvão Bueno, causou frisson no serviço de microblogs. Até o escritor Paulo Coelho entrou na brincadeira.
Alçado ao topo no mesmo dia, confundiu os usuários internacionais do Twitter. Brasileiros, então, começaram a espalhar piadas sobre a expressão –de um novo single da cantora Lady Gaga até uma suposta campanha para salvar um pássaro amazônico.
Narrando a piada a partir da ótica de quem caiu nela –caso do jovem Lucas Shanks, 24– o jornal detalha todos os meandros da brincadeira, que fez até o próprio Shanks, compadecido pelo pobre pássaro brasileiro em extinção, digitar em seu perfil o emergente tuíte "Cala a Boca Galvão".
"A última coisa que eu queria fazer era insultar um pássaro que dava muito orgulho aos brasileiros", disse Shanks ao "NYT".
"É a maior piada interna de um país inteiro", disse Thiago Cardoso ao jornal, colega de trabalho de Shanks que o fez cair na brincadeira.
O "NYT" também menciona o vídeo feito para divulgar a campanha apócrifa de salvamento do pássaro, cujo número de visitantes já ultrapassou 500 mil desde que foi postado, no domingo à noite.