O ‘Globo Rural’ estreia neste domingo, dia 23, uma série especial sobre a culinária do Amazonas. O foco das matérias serão os pratos indígenas, típicos de São Gabriel da Cachoeira, município que fica situado no extremo noroeste do Amazonas e tem 75% de sua população formada por índios.
No domingo, serão mostrados pratos preparados pelos chefs Salomão Aquino e Josefa de Andrade. Conde Aquino e Dona Brasi, como são conhecidos, estiveram em São Paulo, num festival de culinária organizado pelo chef Alex Atala, e apresentaram seus pratos, à base de peixe, pimenta e derivados da mandioca, como o tucupi. O diferencial dos pratos são as formigas. A repórter Camila Marconato acompanhou inclusive uma caçada a esses insetos feita por uma família da tribo Baniwa, de São Gabriel da Cachoeira.
No decorrer da semana, a cada dia será apresentado um prato diferente da culinária do Amazonas: na segunda-feira, o pirarucu de casaca; na terça-feira o café da manhã regional com pé de moleque, que no Amazonas é feito com massa de mandioca e castanha-do-pará; na quarta-feira será o peixe tambaqui na brasa; na quinta-feira, defumado de caititu; e na sexta-feira, popeca, que é peixe enterrado na brasa.
O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos, logo após o ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, e de segunda a sexta, após ‘Sagrado’.