Portal MSN

MSN

Governo recua e revoga monitoramento da Receita Federal em movimentações pelo PIX

O Ministro da Fazenda Fernando Haddad se pronunciou sobre a decisão nesta quarta (15)

-

-

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.
Fernando Haddad
Fernando Haddad – Foto: CNN Brasil

O Governo Federal optou por recuar e revogar a norma da Receita Federal sobre monitoramento das movimentações financeiras, incluindo o PIX e outros meios como cartão de crédito, após a repercussão negativa e uma onda de notícias falsas, envolvendo cobranças de impostos nas transações.

- Continua após o anúncio -

A decisão em revogar a norma foi comunicada pelo secretário da Receita Federal, Robison Barreirinhas, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, na tarde desta quarta-feira, 15 de janeiro.

+ Cissa Guimarães rasga o verbo sobre fake news envolvendo o PIX: “Isso é mentira!”

- Continua após o anúncio -

Nos últimos dias pessoas inescrupulosas distorceram um ato da Receita, causando pânico. Apesar de todo nosso trabalho, esse dano é continuado. Por isso, decidi revogar esse ato“, declarou o secretário, ao lado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).

Nos últimos dias, a Receita passou a receber dados de transações das operadoras de cartão de crédito (carteiras digitais) e das fintechs para movimentações acumuladas acima de R$ 5 mil por mês para pessoas físicas e de R$ 15 mil para jurídicas.

- Continua após o anúncio -

Governo editará MP

Além da revogação da Instrução Normativa (IN) da Receita Federal, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Governo irá editar uma medida provisória (MP) para garantir que o PIX não será taxado. “A revogação do ato (da Receita) é para dar forca para uma medida provisória que irá reforçar os princípios tanto da não oneração do PIX, quanto das cláusulas de sigilo bancário“, disse.

A MP equipara pagamento com PIX a pagamento em dinheiro. Lula está para assinar uma MP para reforçar gratuidade e sigilo do PIX“, acrescentou o Ministro. Haddad ainda disse que a MP vedará cobrança de valor diferente entre dinheiro vivo e PIX.

+ Bolsonaro detona Lula por novas regras no PIX: “covardia com os mais pobres”

Nós não queremos contaminação de fake news para discutir o que está na lei. Quer discutir o texto de lei, vamos discutir. Mas inventar pretexto para querer mais uma vez manipular a opinião pública e deixar dúvida no ar enquanto tramita a medida provisória“, acrescentou o Ministro da Fazenda. “O estrago está feito por esses inescrupulosos, inclusive senador e deputado federal agindo contra o estado brasileiro“, completou.

Criadores de fake news responderam por crime

Haddad ainda deixou claro na coletiva que irá entrar com uma ação na Justiça para punir aqueles que distorceram a norma. “Essas pessoas vão ter que responder pelo que fizeram, mas não queremos contaminar a tramitação da MP, até que de fato se esclareça no Congresso o que aconteceu nos últimos dias sobre uma coisa séria que a Receita está fazendo“, declarou.

Veja mais detalhes: 

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.