Morreu nesta terça-feira (18), aos 67 anos de idade, o humorista, ator e jornalista Mário Alberto Filé, em Belém. Ele ficou conhecido pelo trabalho como jornalista e pelo amor as artes cênicas, principalmente por fazer parte do Ver-de-Ver-o-Peso, peça teatral bastante tradicional na capital paraense.
A causa da morte de Mário Filé não foi divulgada pelos familiares. Ele também era radialista, repórter, roteirista de radionovelas educativas, produtor executivo e arte-educador.
+ Morre aos 97 anos, Francesco Rivella, o ‘pai da Nutella’
Por meio das redes sociais, os amigos e parentes acabaram lamentando a morte de Mário: “Uma grande perda para a arte paraense e para todos que o amavam”, lamentou uma internauta.
+ Jogador de futebol morre minutos antes de início de partida
“Mário Alberto Filé, o repórter que dá pé! Que Deus o receba em sua glória! A cidade toda parava para assistir suas reportagens maravilhosas! Evoé, meu querido!”, escreveu outro.
O velório de Mário Filé está acontecendo no teatro Waldemar Henrique, em Belém, desde às 17h.

PERSONAGEM URUBU
Na peça teatral Ver-de-Ver-o-Peso, Mário Filé dava vida ao personagem Urubu, durante mais de quatro décadas. O sucesso do personagem era tanto, que ele o levou para fora dos palcos.
“Esse espetáculo representa muito para mim, acho que é a maior e melhor vitrine do meu trabalho. No início a gente não imaginava que faria isso por tanto tempo”, declarou o humorista em entrevista ao Grupo Liberal em 2019.
Como educador e humorista, ele realizou campanhas de conscientização aliadas ao meio ambiente com o personagem.
“O Urubu sempre vai comigo. Ele é tido como pássaro agourento, mas no fundo é um grande colaborador do meio ambiente. É com o Urubu que consegui dar um voo mais alto enquanto figura da cidade”, explicou Mário Filé na ocasião.