Lena Oberdorf, meio-campista alemã e uma das estrelas do time feminino de futebol do Bayern de Munique, fez duras críticas às postagens sexistas que circulam nas redes sociais após os jogos. Ela contou que se tornou alvo de edições distorcidas de suas imagens, frequentemente acompanhadas de músicas sugestivas, sempre que fazia gestos simples, como levantar a camisa para secar o suor do rosto.
Oberdorf explicou como essas edições se tornaram um problema recorrente. “Quando entro no TikTok depois dos jogos, vejo centenas de edições. Quando levanto minha camisa para limpar o suor, o resultado são cinco edições com música sexy”, disse. Isso tem afetado sua forma de se comportar nos jogos, levando-a a tentar evitar certos gestos para não ser sexualizada.
Ela também compartilhou um desconforto que passou a evitar: cair no gramado. Devido ao foco das câmeras e ao comportamento invasivo de algumas pessoas, Lena se viu obrigada a se preocupar até com a maneira como cai durante as partidas.
+ Autora de novelas bíblicas da Record tenta emplacar projeto na Globo, mas tem sinopse recusada
“Às vezes, quando estou caída no chão, penso: ‘Esta é uma posição desfavorável’. Não caímos no chão porque queremos, é para continuar jogando. Isso se tornou um problema para mim. […] Porque muitas pessoas dão zoom quando você está deitada”, revelou. Ela ainda recordou uma vez em que viu um homem filmando jogadoras durante o alongamento com um zoom desrespeitoso, mostrando como a privacidade das atletas é constantemente invadida.
Lena Oberdorf é uma das maiores promessas do futebol feminino
Com apenas 23 anos, Lena Oberdorf já é considerada uma das maiores promessas do futebol feminino mundial. Sua carreira começou no Essen, logo se transferindo para o Wolfsburg, um dos clubes mais renomados globalmente.
No Wolfsburg, ela foi eleita a melhor jogadora jovem da Champions League 2022/23 e integrou o time ideal da Fifa no mesmo ano. A estrela também esteve presente nas Copas do Mundo de 2019 e 2023, consolidando seu nome no topo do futebol. Recentemente, Lena se transferiu para o Bayern de Munique, mas sofreu uma lesão grave ao romper o ligamento cruzado do joelho e segue em recuperação.
Colaborou: Renan Santos