Os programas de auditório exibidos nos finais de semana estão passando por verdadeiras reformas. São ações que visam melhorar o desempenho da audiência e principalmente tirar a imagem de exploradores da baixaria, sensualidade e apelação barata. Esses programas de auditório lideram a lista da campanha “Quem financia a baixaria”, que luta por uma melhor qualidade na televisão brasileira. E será que é possível aliar entretenimento com qualidade? Claro que é. Vamos a alguns exemplos dos dois principais programas dessa guerra pela audiência. O Domingo Legal, comandado por Gugu Liberato, vem apostando, além dos musicais, em jornalismo, em reportagens de denúncia e prestação de serviço. O telespectador ganha ao ter acesso a informação e ainda pode acompanhar a apresentação de artistas, cantores e grupos musicais. E, cá entre nós, quadros como o Telegrama Legal (com mulheres quase nuas) e Banheira do Gugu não estão fazendo falta, afinal não acrescentavam em nada e só mexiam com os instintos humanos.
Já o Domingão do Faustão deu uma bela virada em sua produção. Com elementos do Vídeo Show, é muito mais agradável assistir a quadros como Arquivo Confidencial e Aguenta Coração. Além disso, Faustão está mais solto na apresentação do programa, prendendo o telespectador. Quem ganha nessa guerra e com estas transformações? Faustão ou Gugu? O grande vencedor é o telespectador, que passa a ter uma melhor qualidade nos dois principais programas de auditório de nossa televisão. Esse é o lado positivo da guerra pela audiência tão massacrada pelos críticos, estudiosos e público. Se todas estas mudanças irão durar … bem… essa é uma outra discussão e só o tempo poderá dizer.
Por: José Armando Vanucci