O presidente Lula (PT) sofreu um acidente doméstico neste sábado (19), no Palácio da Alvorada, e acabou ferido na cabeça. Ele foi atendido pelo seu médico pessoal, Dr. Roberto Kalil Filho, no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, que forneceu detalhes sobre o estado de saúde do presidente após o incidente.
+ Lula sofre acidente, bate a cabeça e precisa cancelar viagem de última hora
Segundo o médico, em entrevista para a CNN Brasil, Lula sofreu um traumatismo craniano após bater a parte de trás da cabeça. O ferimento precisou de sutura, e exames de imagem, como tomografia e ressonância, foram realizados.
“Ele chegou ao hospital com um traumatismo craniano, causado pela batida na parte de trás da cabeça. O ferimento precisou de pontos. Fizemos tomografias e ressonâncias, que mostraram um pequeno sangramento na região temporal, na frente da cabeça. Isso ocorre porque, em quedas, o contragolpe pode lesionar a parte frontal”, contou.
O médico enfatizou que, apesar do acidente, Lula não perdeu a consciência em nenhum momento. Ele também destacou que o presidente não escorregou ou sofreu desmaios. No entanto, devido ao traumatismo, foi recomendada a suspensão de viagens longas nas primeiras 24 horas após o ocorrido.
Cancelamento de viagem de Lula
Devido ao acidente, o presidente teve que cancelar sua participação na Cúpula dos Brics, que acontecerá em Kazan, na Rússia. O presidente foi levado ao Hospital Sírio-Libanês logo após o acidente, onde recebeu atendimento imediato.
O boletim médico oficial confirmou que Lula sofreu um ferimento corto-contuso na região occipital, localizada na parte de trás da cabeça. Esse tipo de lesão envolve tanto corte quanto contusão, o que demandou atenção médica especializada.
+ Lula paralisa o Brasil com pronunciamento oficial na TV e faz novas promessas
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 19/10/2024, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital”, informou o boletim.
“Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr Roberto Kalil Filho e Dra Ana Helena Germoglio”, finalizou o comunicado.
Colaborou: Hudson William