Morreu na manhã desta sexta-feira, 08 de novembro, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antônio de Orleans e Bragança, aos 74 anos de idade, no Rio de Janeiro. Sua Alteza Real, faleceu na Casa de Saúde São José, onde estava internado desde agosto. Ele, vale lembrar, era bisneto da Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II.
A confirmação de seu falecimento se deu por meio de um comunicado oficial divulgado pelo perfil ‘Pro Monarquia’. “Cumprimos o doloroso dever de comunicar o falecimento de Sua Alteza Imperial e Real o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança, que, hoje, dia 8 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, aos 74 anos de idade, confortado com os Sacramentos da Santa Igreja, Deus Nosso Senhor teve por bem chamar a Si“, diz a publicação.
+ Morre João Motoca, ex-jogador e ídolo do Botafogo-SP, aos 73 anos
Herdeiro do legado da família Imperial Brasileira, Dom Antônio deixa esposa, a Princesa Imperial Viúva do Brasil, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança; filhos, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Rafael de Orleans e Bragança, e as Princesas Dona Maria Gabriela e Dona Amélia de Orleans e Bragança; genro, James Spearman; e netos, Joaquim e Nicholas Spearman.
Em nota oficial, por meio do site da família Imperial, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, afirma está ‘profundamente consternado e a todos encarece orações em sufrágio da alma de seu dileto e sempre leal irmão’.
Veja o comunicado:
Monarquistas lamentam a morte de Dom Antônio de Orleans e Bragança
Nos comentários do comunicado, diversos monarquistas escreveram: “Que Deus conforte a família! 🖤 Vida longa ao novo Príncipe Imperial, Dom Rafael 🙏“, disse um. “Perdemos um bom brasileiro“, comentou outro. “Deus conforte o coração da Princesa Dona Christine, filhos, demais familiares e amigos. O dever está cada vez mais próximo de sua alteza Dom Rafael. Colocamos nele a nossa esperança de restauração da monarquia brasileira“, comentou outra.
Família Imperial Brasileira
O Império no Brasil deixou de existir após o golpe de 1889, onde o país virou República. Em 1993, a família Imperial tentou voltar ao poder por meio de um plebiscito, mas acabaram perdendo uma votação nas urnas. Atualmente, os monarquista seguem querendo a volta do Império, mas a família Real ainda trata o assunto com cautela.
+ Morre aos 93 anos Seu Tuta, fundador da Jovem Pan
O atual chefe da Casa Imperial do Brasil é o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança. Ele assumiu o cargo em 15 de julho de 2022, após a morte do seu irmão, Dom Luiz de Orleans e Bragança.