Os resultados das pesquisas eleitorais para 2026 continuam dando o que falar. Na última semana, um levantamento da Quaest chamou atenção ao mostrar que Gusttavo Lima tem 35% das intenções de voto em um possível segundo turno contra Lula. O desempenho do cantor surpreendeu até políticos experientes, já que o sertanejo nunca ocupou um cargo público.
Mas uma nova pesquisa da AtlasIntel, divulgada nesta terça-feira (11), indica que o principal nome para enfrentar o atual presidente não é o do cantor e nem o do ex-presidente Jair Bolsonaro, e sim o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
De acordo com os números, Lula lidera em todos os cenários simulados, com uma única exceção: um confronto direto com Tarcísio. Nesse caso, a disputa fica tecnicamente empatada, com 45,7% para o petista e 44,7% para o governador paulista.
+ ESPN cresce com transmissão do Super Bowl e tem audiência 409% superior à RedeTV!
No primeiro turno, Lula também aparece na frente, com 41,1% das intenções de voto, contra 26,2% de Tarcísio. Outros possíveis candidatos ficam bem atrás, como Ronaldo Caiado (5,9%) e Gusttavo Lima (5,6%).
Bolsonaro não venceria Lula, segundo a pesquisa
A pesquisa também testou um cenário com Jair Bolsonaro (PL), mesmo ele estando inelegível. Nessa hipótese, Lula venceria com 44% contra 40,6%. Outros nomes incluídos no levantamento foram Simone Tebet (MDB), com 4,9%, e Ciro Gomes (PDT), com 4,5%.
Apesar da queda na aprovação do governo — que caiu de 45,9% em janeiro — Lula segue na dianteira. No entanto, sua desaprovação chegou a 51,4%, enquanto 42% dos entrevistados avaliam sua gestão de forma positiva.
Outro ponto analisado foi a comparação entre os governos Lula e Bolsonaro. Para 48,5% dos entrevistados, a atual administração é melhor do que a anterior, enquanto 45,8% preferem o governo do ex-presidente. Já 5,7% acham que ambos foram equivalentes.
A pesquisa da AtlasIntel ouviu 3.125 eleitores entre os dias 27 e 31 de janeiro, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Colaborou: Renan Santos