Nesta última quarta-feira (22), um fato inusitado acabou viralizando na internet. Acontece que durante uma partida da Copa KNVB, o jogador atacante Ion Nicolaescu, da seleção da Moldávia, acabou espirrando e seu olho acabou ‘saindo’ do lugar.
Na imagem é possível ver o jogador tentando recolocar o olho no lugar, porém, ele não teve sucesso. Ao ‘Portal Leo Dias’, a oftalmologista, a Dra Sheila de Paulo Cecchetti, que é membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), explicou o que aconteceu.
“O que dá pra ver no vídeo é que o olho é projetado para frente após ele espirrar. Como ele teve um trauma na região da órbita, o tipo de trauma, que também acontece quando alguém leva um murro no olho (…) empurra o conteúdo orbitário para trás, aumentando a pressão intra-orbitária e fraturando, por desabamento, uma das paredes orbitárias. (…) Provavelmente teve uma fratura e sangrou. Chamamos isso de ‘fratura em blow out’. Quando sangrou dentro do nariz, o sangue provocou um espirro e o ar, sob pressão, entrou pela fratura em direção à órbita”, disse ela.
Em relação aos riscos e a possibilidade do olho voltar de forma natural para à posição, a médica fez um alerta: “Existe risco de perda visual, pois a órbita é um continente ósseo, fechado na frente pelo septo, com um conteúdo fixo. Se essa quantidade de ar for grande, pode aumentar muito a pressão orbitária e levar à perda visual. É importante ser avaliado por um oftalmologista que vai decidir, baseado na visão e tensão, se há necessidade de abordagem imediata, ou aguardar o ar se dissipar. Quando necessário, pode ser feita liberação dos tendões laterais da pálpebra para descomprimir essa órbita, ou até mesmo, guiado por imagem, aspirar com uma seringa esse ar”.
+ Morre Piruinha, bicheiro mais velho da antiga cúpula do jogo no RJ, aos 94 anos
Por fim, ela destacou que casos como esses são raros, porém, não são impossíveis de acontecer: “Pode acontecer com qualquer pessoa, mas geralmente o mecanismo da fratura é um objeto um pouco maior que a abertura da órbita. O espirro faz com que o ar entre sob pressão em qualquer orifício… No caso, tinha uma pequena fratura. Teoricamente isso vai consolidar e fechar, mas se permanecer aberta, todas as vezes que ele espirrar, vai acontecer novamente”.