Na manhã deste sábado (22), o Papa Francisco acabou tendo uma crise respiratória asmática prolongada e precisou fazer uma transfusão de sangue e receber oxigênio em altas taxas.
E o mais recente boletim médico que foi divulgado pelo Vaticano na tarde de hoje, mostra que o religioso está pior que ontem (21). Ele continua com o quadro crítico de saúde e “não está fora de perigo”.
+ Papa Francisco assina carta de renúncia e detalhe chama atenção
Os exames de sangue revelaram uma plaquetopenia, diminuição do número de plaquetas no sangue, associada a uma anemia. Por conta disso, foi necessária a administração de transfusão de sangue.
Segundo o informe de saúde anterior, divulgado pela Santa Sé, o Papa teve uma noite de sexta tranquila. “O Santo Padre continua vigilante e passou o dia na poltrona, embora mais sofrido do que ontem”, diz o comunicado
Papa Francisco, vale dizer, tem 88 anos de idade e foi internado há 8 dias no hospital Gemelli, em Roma, depois de uma sequência de problemas respiratórios, evidenciados em eventos públicos.
Os médicos o diagnosticaram com uma infecção polibacteriana na última segunda (17) e com uma pneumonia nos dois pulmões na quarta (19), o que acabou exigindo um tratamento mais intensivo por conta da sua “condição clínica complexa”.
Em um primeiro boletim do dia, o Vaticano comunicou que o Papa Francisco não irá realizar a tradicional saudação angélica na próxima segunda (24), como de costume: “Noite de sono tranquila para o Papa Francisco. Não haverá o Angelus dominical, somente a publicação do texto do Santo Padre”.
+ Guarda Suíça fica de prontidão para funeral do Papa Francisco
O Papa precisará permanecer no hospital “pelo menos durante toda a semana que vem”, disse um dos médicos que o tratam, em coletiva nesta última sexta-feira (21).
“O Papa está fora de perigo? Não. É uma infecção importante, com tantos micróbios, em um senhor de 88 anos”, disse Sergio Alfieri durante a entrevista coletiva no Gemelli. “Mas se a pergunta é “ele está em perigo de vida”, a resposta é “não””, completou ele.