Massaroca é o novo quadro do programa Metrópolis, da TV Cultura, que estréia nesta quinta-feira, 16 às 19h30. A coluna é uma crônica visual que usa linguagem diferenciada para mostrar com humor o melhor da cultura, do mundo das artes, com toques de política e economia.
A edição de estréia traz uma reportagem com as grandes mudanças que marcaram o início de uma nova era, no final da década de 1980, com a queda do Muro de Berlin, o protesto dos estudantes na Praça Celestial, a restituição democrática no Brasil e as perdas de grandes personalidades, como o pintor Salvador Dali e o cineasta Sergio Leone.
O quadro também retrata a estréia do filme Os Simpsons, a primeira série de animação feita para adulto com um humor nonsense, e o lançamento do primeiro volume do Piratas do Tietê – a Saga Completa, do cartunista Laerte. Explica ainda o que é nonsense e cria relações entre a teoria e as construções faraônicas de obras públicas na cidade de São Paulo.
A idéia do quadro surgiu do diretor do programa, Hélio Goldsztejn, que convidou a Massa Real Filmes para ajudar na criação. A produtora, que está no mercado desde 2003, é composta por Júlio Taubkin, Ângelo Iravazi, Arthur Warren e Pedro Arantes.
O programa Metrópolis é apresentado por Cuca Lazzarotto e Cunha Jr, de segunda a sexta-feira, às 19h30, ao vivo.