Segundo informa a coluna ”Outro Canal” do jornal Folha de São Paulo, o SBT decidiu não renovar contrato com a rede mexicana Televisa pelos direitos das séries “Chaves” e “Chapolin”. Se Silvio Santos não voltar atrás, será o fim de um “casamento” de 20 anos.
Adquirido por Silvio Santos em 1982, como bônus em um pacote de novelas, “Chaves” estreou no SBT em 24 de agosto de 1984. Desde então, tem sido um curinga na programação do SBT. Reprisado à exaustão, o seriado _de qualidade técnica sofrível (está meio amarelado) para os dias atuais_ ocupou inúmeros horários e serviu para alavancar a audiência da emissora ou estancar a sangria de público para a concorrência.
Um executivo do SBT diz que a Televisa está pedindo muito dinheiro por “Chaves”. Afirma que o valor não compensa o custo-benefício: a série “trash” ainda dá audiência (hoje na faixa das 18h, tem registrado dez pontos no Ibope da Grande São Paulo), mas não atrai anunciantes porque seu público, infantil, não é qualificado. Segundo esse diretor, “Chaves” é do SBT somente até junho.
A coluna ainda afirma que o vice-presidente de vendas da Televisa, esteve na Record. Foi oferecer “Chaves” e sondar o interesse da Record em novelas mexicanas. A emissora ainda não decidiu sobre “Chaves”. Seus diretores se perguntam se o seriado pode dar certo fora do SBT.
O SBT tem contrato com a Televisa por novelas até 2008. E a Record prefere novelas brasileiras.