Na manhã desta sexta-feira (7), um trágico acidente aéreo abalou a zona oeste de São Paulo. Um Beechcraft King Air F90, de pequeno porte, caiu sobre um ônibus na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, durante o horário de pico. A colisão resultou em uma explosão imediata, gerando pânico entre pedestres e motoristas nas proximidades.
Testemunhas relataram momentos de desespero ao presenciarem a queda da aeronave. João, um engenheiro que passava de moto pelo local, descreveu o que viu em entrevista ao Bom Dia São Paulo, telejornal matinal da Globo: “Ouvi um barulho de avião vindo do céu. Ele pegou na árvore lá da frente, começou a despejar querosene e, quando chegou na frente, bateu no ônibus e explodiu. Eu parei, e pensei: ‘e agora?’. Começou a vir o SAMU, polícia, demoraram um pouco ainda para chegar. Mas foi bem feia a queda”.
+ Quem é mais rica: Virginia ou Bruna Marquezine? Diferença entre as fortunas surpreende; confira
Genival Dantas, motoboy, acrescentou: “A gente viu só o vulto. De repente, desceu aqui pela avenida o avião, e ficamos sem sentido. Não sabíamos se acreditava se era mesmo um avião. A gente só viu depois, quando ele desceu, e a bola de fogo. Explodiu na hora, não via mais nada, os carros nem saíam do semáforo”, declarou.
Detalhes do acidente
O Beechcraft King Air F90 estava com duas pessoas a bordo, ambas falecendo no local. O piloto, ainda não identificado, tentou controlar a queda, mas não teve sucesso. O impacto com o ônibus gerou uma explosão imediata.
No ônibus, o motorista e pelo menos dois passageiros ficaram feridos. Além disso, um motoqueiro que estava nas imediações também foi atingido por destroços e sofreu ferimentos. Todos os feridos receberam atendimento médico e foram encaminhados a hospitais locais.
As autoridades locais, incluindo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, rapidamente chegaram ao local para controlar o incêndio e iniciar as investigações sobre as causas do acidente. Equipes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) também foram acionadas para apurar as circunstâncias da queda da aeronave.
Colaborou: Renan Santos