Donald Trump reassumiu a presidência dos Estados Unidos e disse nesta última segunda-feira, 20 de janeiro, que o Brasil e a América Latina precisam ‘mais dos EUA do que os EUA precisam deles’. O político de extrema direita ainda falou sobre Lula, atual presidente brasileiro.
Inicialmente, Trump destacou que a relação com o Brasil é boa, mas ‘desdenhou’ do país e sul-americanos ao destacar que os EUA não precisa de ajuda, mas que os Latinos sim. “A relação é excelente. Eles precisam de nós, muito mais do que nós precisamos deles. Não precisamos deles. Eles precisam de nós. Todos precisam de nós“, respondeu o político.
+ Danilo Gentili escancara ‘mentira’ de Lula e o chama de ‘velho pinguço’
O questionamento surgiu de uma repórter da TV Globo, Raquel Krähenbühl, sobre se Trump falaria com o presidente Lula e como seria a relação com Brasil e América Latina feito enquanto o politico americano assinava os primeiros decretos do novo mandato no salão oval da Casa Branca.
Lula fala sobre Donald Trump
Instantes antes de Trump reassumiu o poder nos EUA, Lula destacou em discurso ao seu eleitorado: “Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problema na democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os EUA e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua para que o povo americano melhore e para que os americanos continuem a ser histórico ao que é do Brasil“, disse o presidente.
+ Bolsonaro detona Lula por novas regras no PIX: “covardia com os mais pobres”
O atual governante brasileiro ainda disse que não quer briga com os Estados Unidos, assim como não quer briga com nenhum outro país. “Da nossa parte, não queremos briga. Nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia e nem com a Rússia.“