Duas produções da TV Globo estão entre as finalistas de três categorias do 2005 Emmy International Awards, cuja premiação será conhecida na segunda-feira, dia 21, em Nova York. A primeira temporada da microssérie Hoje é Dia de Maria, de Luiz Fernando Carvalho, concorre nas categorias de Melhor Produção para TV e de Melhor Atriz, com a protagonista Carolina Oliveira. A série Cidade dos Homens concorre na categoria Melhor Ator, com a interpretação de Douglas Silva, o Acerola.
Com direção de Luiz Fernando Carvalho, Hoje É Dia de Maria é um mergulho na cultura popular universal. A microssérie foi gravada num estúdio com formato de bolha e utilizou como recurso cenográfico um painel pintado à mão, que recobriu o interior da estrutura e serviu de cenário para o lúdico caminho percorrido por Maria, personagem interpretada por Carolina Oliveira. Com apenas dez anos, a atriz mirim enfrenta concorrentes da Noruega, do Reino Unido e da China na disputa pelo prêmio. Já a microssérie concorre à vaga de melhor produção para televisão com produtos do Reino Unido, da França e da Dinamarca.
O ator Douglas Silva concorre ao prêmio de Melhor Ator com a sua interpretação do personagem Acerola, de Cidade dos Homens. A série é um desdobramento do premiado longa-metragem Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, e retrata as aventuras da dupla de amigos Acerola e Laranjinha (Darlan Cunha) em uma comunidade carente no Rio de Janeiro. No rastro do sucesso de Cidade de Deus no mercado internacional, a série Cidade dos Homens já foi comercializada para exibição em 49 países.
A TV Globo é a única emissora brasileira a disputar a final do prêmio neste ano.