A Rede Globo promoveu na noite de ontem, dia 27, uma coletiva de imprensa em sua sede, em São Paulo, para comemorar os 10 anos da TV Globo Internacional, primeiro canal voltado ao público brasileiro no exterior. Na ocasião, estiveram presentes o diretor da Divisão Internacional da Rede Globo, Ricardo Scalamandré; o diretor de Distribuição Internacional, Marcelo Spínola; o diretor de Comercialização, Marcelo Duarte e o apresentador Serginho Groisman.
Desde o seu lançamento, em 1999, o canal registra um crescimento médio de faturamento de 35% ao ano. Já são cerca de duas milhões de pessoas no mundo (550 mil assinantes) que acompanham diariamente a programação da Rede Globo com qualidade digital, transmitida 24 horas por dia em diferentes plataformas – IPTV, cabo e satélite.
Na abertura da coletiva, Scalamandré ressaltou o desenvolvimento do canal nesta década. “No início, a TV Globo Internacional possuía apenas um sinal para o mundo todo. Atualmente temos quatro sinais diferentes, customizados para os diferentes continentes. E para o ano que vem pretendemos lançar um quinto sinal, exclusivamente para África, que hoje é um dos principais mercados”, afirmou.
A TV Globo Internacional tem Angola como um mercado fundamental, hoje são 175 mil assinantes no país. Os Estados Unidos também são outra importante região para a TV Globo Internacional, hoje com 100 mil assinantes, seguido de Portugal com 30 mil e Japão com 25 mil. “O crescente interesse da comunidade de língua portuguesa em nossas produções incentiva investimentos na distribuição do nosso sinal. Podemos citar importantes parceiros como Time Warner Cable e Cablevision, em Nova York, e Neuf, na França.”, colocou o executivo.
Durante o evento, Scalamandré aproveitou para anunciar um acordo recém-fechado. “Acabamos de assinar um contrato com uma das maiores operadoras de telefonia, a americana Verizon, que irá transmitir o nosso sinal via IPTV. Com esta parceria hoje são 52 operadoras”, completou.
Os jornalistas também assistiram a um vídeo que mostrou a história dos 10 anos do canal, com depoimentos emocionantes dos assinantes. Em outro VT, foram apresentadas as diversas ações comemorativas previstas para marcar a data nos diferentes cantos do mundo, além da primeira edição do “Brazilian Day London”, que reuniu 35 mil pessoas na capital inglesa no último dia 02 de julho. “O ‘Brazilian Day’ é um importante momento, em que os brasileiros e a comunidade se encontram para comemorar e celebrar. Em Londres foram mais de 35 mil pessoas, inclusive de países próximos. É o dia em que eles são os donos daquela área. Eles vão com bandeira e camiseta verde-amarela”, contou Serginho Groisman, que apresentou o evento em Londres e estará no comando do “Brazilian Day Tóquio”.
Para celebrar os 10 anos, a Central Globo de Comunicação (CGCOM) desenvolveu uma campanha que será veiculada na mídia impressa no Brasil e também em revistas internacionais, a partir do dia 5 de setembro. Além da peça impressa, foi criado um jingle “O que nos une é a mesma emoção”, música-tema do vídeo comemorativo dos 10 anos, além de um logotipo especial que será veiculado na grade da TV Globo Internacional durante todo este ano. “A campanha é a imagem do que acontece no canal. Com o tempo, fomos crescendo e por meio da nossa programação, todas as comunidades de língua portuguesa no mundo se unem”, explicou Marcelo Spínola.
Programas
Para ficar mais próximo de seus assinantes, a TV Globo Internacional faz também programas direcionados ao público local. Atualmente, o canal transmite em Portugal, o ‘Cá Estamos’; na África, o ‘Revista África’ e duas edições distintas do ‘Planeta Brasil’, dedicadas aos assinantes que vivem nos Estados Unidos e Japão. Esses programas abordam temas de interesse local, com atrações regionais, prestação de serviço e entretenimento.
Há ainda o ‘Cidadão Global’, série de boletins com dicas úteis aos assinantes das Américas e Japão. “Estamos investindo no desenvolvimento de programas produzidos no exterior, com conteúdo especialmente voltado para quem vive fora do país. Este tipo de produção tem nos aproximado ainda mais dos nossos assinantes, que querem se sentir perto do Brasil, mas que também precisam estar informados sobre assuntos da comunidade onde vivem e influenciam o seu dia a dia”, afirmou Scalamandré.
Festas
Ainda como parte das comemorações, desde o mês passado a TV Globo Internacional está promovendo vários shows pelo mundo. O primeiro aconteceu no dia 02 de julho, em Londres. O “Brazilian Day London” foi apresentado por Serginho Groisman e contou com as atrações Leonardo, a baiana Carla Visi, ex–vocalista da banda Cheiro de Amor e o cantor paraense Marco André . O evento reuniu cerca de 40 mil pessoas no Burgess Park, em Camberwell, região sul da cidade inglesa.
No próximo dia 06 haverá a 25ª edição do “Brazilian Day New York”. A novidade deste ano será a apresentação de Regina Casé. E as atrações escolhidas são um misto de ritmos brasileiros, como Victor & Leo, Marcelo D2, Alcione, Arlindo Cruz, Elba Ramalho. O diretor Luis Gleiser assinará o programa especial sobre o “Brazilian Day New York”, que será transmitido pela Rede Globo no Brasil, dia 13 de setembro, após ‘No Limite’.
No Japão, também no dia 06, Serginho Groisman comandará a festa que terá a banda como atração a baiana Jammil e Uma Noites. O local do evento permanece o mesmo do ano passado, Parque Yoyogi, em Tóquio.
O “Brazilian Day” chegará ainda ao Canadá pela primeira vez. No dia 07 de setembro a festa será em Toronto, no Dandas Square – um dos principais locais para shows na cidade – e terá Carlinhos Brown com seus Timbaleiros como principal atração. A apresentação do evento ficara por conta de Luciano Huck.
No dia 10 de outubro encerra-se a temporada de festas pelo mundo com o “Dia da Amizade Angola-Brasil”, em Luanda. O sonho dos angolanos em ter um show de Xuxa será realizado. A rainha se apresenta junto com os cantores locais Maya Cool, Yuri da Cunha, que já se apresentou no ano passado, e o grupo de dança local “Lambada Kinaxixi”, no Estádio dos Coqueiros. O mestre de cerimônia será, pelo segundo ano, Luciano Huck e a expectativa é reunir 15 mil pessoas. Lesliana Pereira que apresenta o ‘Revista África’ também estará no palco, junto com Analtina Dias, famosa apresentadora da TPA (Televisão Pública de Angola).
Todos os shows terão cobertura da TV Globo Internacional. O “Brazilian Day Nova York” será exibido no dia 12 de setembro para os assinantes das Américas, Europa, África e Oriente Médio.
Já os bastidores da festa do Japão serão exibidos no “Planeta Brasil Estados Unidos” do dia 12 de setembro. Na África o show será transmitido ao vivo para os assinantes da África e Europa.
Letra do jingle “O que nos une é a mesma emoção”
A alegria se espalhou no mundo
Posso até sentir no ar
Na fração de um segundo
Tanta história num olhar
Juntos numa só viagem
No canal dessa nação
Espelho da nossa imagem
O que nos une é a mesma emoção – 2x.