O Vaticano atualizou o estado de saúde do Papa Francisco na manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro, após quase uma semana internado em Gemelli, em Roma. O pontífice foi diagnosticado com pneumonia bilateral.
De acordo com o comunicado divulgado pelo Vaticano, o Papa Francisco apresentou melhora. “O Papa teve uma noite tranquila e já levantou-se. Tomou café da manhã em uma poltrona”, informou a Santa Sé em um breve comunicado, sem detalhar maiores informações sobre o estado de saúde do líder da Igreja Católica.
+ Guarda Suíça fica de prontidão para funeral do Papa Francisco
Ainda segundo informado, o Papa também apresentou condições clínicas ‘estáveis’ com ‘uma leve melhora, especialmente nos índices inflamatórios’ dos exames de sangue avaliados pelos médicos. Vale destacar que, o pontífice está internado desde sexta (14).
Internação do Papa Francisco
Na quarta-feira, (19) o Vaticano explicou que os exames de sangue “mostraram uma leve melhora” em seu quadro de saúde, que é estável, “em particular os indicadores” de inflamação. Também na quarta o pontífice recebeu uma visita da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que o chamou de alerta, responsivo e de bom humor.
O pontífice de 88 anos, que foi diagnosticado com pneumonia bilateral nesta terça, foi submetido a uma série de novos exames de sangue, que apontaram a melhora principalmente nos índices inflamatórios.
+ Camerlengo assume a igreja e o Vaticano durante internação do Papa Francisco
Segundo o comunicado, o líder da Igreja Católica segue trabalhando e se mantendo informado através da leitura de jornais. O papa consegue se movimentar dentro de seu quarto no hospital, atende algumas ligações telefônicas e continua com alguns trabalhos administrativos.
Alta médica
Ainda não existe uma data especifica para que o Papa deixe o hospital de Gemelli, em Roma. Boatos, no entanto, apontam que o Vaticano vem se preparando para o ‘pior’.