O SBT estreou na noite desta segunda-feira, 29 de julho, a novela ‘A Caverna Encantada‘ e como de costume, esta coluna assistiu de ponta a ponta a trama que, segundo a autora Íris Abravanel, é para toda a família e não somente para a criançada.
Realmente, no primeiro capítulo do novo projeto de Íris, concordo com o pensamento dela em enfatizar que ‘A Caverna Encantada’ é para a família, mas aquela tradicional. Isso porque, além de trazer histórias clássicas – junção de tramas de sucesso, como por exemplo: ‘Carrossel’, ‘Chiquititas’ e ‘Carinha de Anjo’, o projeto traz momentos de fé, baseado na Bíblia Sagrada.
+ Resumos de “A Caverna Encantada” – Semana de 29/07 a 02/08
‘A Caverna’ não é apenas imaginação, mas histórias que cativam a criançada a irem além, conhecendo coisas que talvez não ‘aprendam em casa ou em suas escolas’. O que consigo sentir assistindo é que Íris deseja ajudar os pais na ‘alfabetização’, de um jeito leve, divertido e aventureiro.
Aliás, Anna (Mel), principal personagem do folhetim, se mostra ser uma menina cheia de fé, principalmente em Jesus, e logo nos primeiros minutos, ela clama pela saúde de uma senhora, chamada Clea (Débora Duarte), pedindo ao bom Deus pela sua recuperação. Cena, muito emocionante.
Ponto positivo
O primeiro capítulo começou hoje e já mostra que podemos esperar mais agitação em torno dos personagens que, por sinal, tiveram uma boa conexão em cena. Não digo apenas das crianças, mas o elenco adulto mostrou que está afiado para atuar ao lado dessa criançada.
Íris, novamente, acertou em cheio na escolha do elenco do folhetim, pois mesmo não tendo decorado todos os nomes do elenco do projeto, já consegui decorar os nomes dos personagens principais, algo que não é fácil de ocorrer em grandes produções em seu primeiro capítulo.
+ Confira o perfil dos personagens de ‘A Caverna Encantada’, a nova novela do SBT
Ponto negativo
O ponto negativo, no entanto, é mais para o cenário da escola/internato. Na minha visão, poderia ser menos ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ e mais factual com pitadas de ‘infantilização’. Claro, é uma escolha para ativar ainda mais o imaginário dos pequenos, mas esse tipo de cenário não é visto desde o fim do mesmo seriado comparado aqui.
‘A Caverna Encantada’ é uma novela para a família
Como citei, a novela é para toda a família e não para adolescentes birrados ou adultos conservadores. A trama é para quem realmente gosta de sentar no sofá com o filho e esposa em busca de conteúdos que possam acrescentar e não para traumatizar.
Podem até dizer que o projeto não vai ser sucesso, mas independente disso, o SBT acertou e segue acertando em cheio ao trazer algo que falta na TV aberta nos dias atuais, um conteúdo essencial para toda a família, toda mesmo! A produção está linda, merece aplausos e com certeza, irei acompanhar! Nota? Sem nota… a novela é boa e para a criançada!
+ SBT fecha parceria com a Disney+ para ‘A Caverna Encantada’
**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores