O canal Viva marcou para 4 de novembro o início da reprise de Roque Santeiro (1985). O repeteco, que substitui A Viagem (1994) na faixa das 12h, volta como uma homenagem ao autor Dias Gomes, falecido há 25 anos.
Criada por Dias Gomes – baseada em sua peça teatral O Berço do Herói -, Roque Santeiro teve a maior parte de seus capítulos escritos por Aguinaldo Silva. E o autor comemorou o retorno do folhetim na programação do canal pago da Globo.
“É viva, mesmo. Viva pra caramba. Viva sem filtros nem mimimi. É mil vezes Viva! É novela na veia… Em doses múltiplas. Tô certo ou tô errado?”, escreveu Aguinaldo em seu perfil no X (antigo Twitter).
É viva, mesmo. Viva pra caramba. Viva sem filtros nem mimimi. É mil vezes Viva! É novela na veia… em doses múltiplas. Tô certo ou tô errado? pic.twitter.com/kKB5lQESOM
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) October 16, 2024
+ Virginia tem site de sua empresa hackeado e faz apelo: ‘Não comprem!’
Sucesso histórico
Considerada uma das novelas de maior audiência de todos os tempos, Roque Santeiro conta a história dos habitantes de Asa Branca, cidade que vive em função da memória do personagem-título, que todos acreditam ser um herói. Mas a volta de Roque (José Wilker) ameaça o interesse dos poderosos do local.
Dias Gomes escreveu os 51 primeiros capítulos de Roque Santeiro, entregando a novela para Aguinaldo Silva em seguida. No entanto, o veterano retornou para assinar os 48 episódios finais. Ao todo, Roque Santeiro teve 209 capítulos.
Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, Aguinaldo Silva relembrou o que aconteceu. “Minha saída de Roque Santeiro foi meio traumática. Porque quando o Dias [Gomes] voltou da Europa, percebeu que a novela era um sucesso e reivindicou escrever o final. Faltavam 18 capítulos. Como ele exigiu muito isso, acabou que me tiraram da novela”.
Na mesma entrevista, Silva afirmou que ficou brigado por anos com Dias Gomes por conta do acontecido. No entanto, pouco tempo antes da morte do dramaturgo, eles fizeram as pazes.
+ Volta por Cima: Desmascarado, Osmar dá dinheiro para manter segredo
Volta à Globo
O sucesso de Roque Santeiro fez de Aguinaldo Silva um dos principais autores de novela da Globo. Ele assinou êxitos como Tieta (1989), A Indomada (1997) e Senhora do Destino (2004).
No entanto, após o fracasso de O Sétimo Guardião (2018), o autor não teve seu contrato renovado, deixando a emissora no início de 2020. Mas, recentemente, Silva anunciou seu retorno ao canal, desta vez com acordo por obra certa.
Aguinaldo Silva foi contratado para escrever a novela Três Graças, que será exibida na faixa das 21h. A trama está cotada para suceder uma história de Gloria Perez que, por sua vez, entra logo depois do remake de Vale Tudo, no ano que vem.