A Globo está considerando reprisar História de Amor, novela protagonizada por Regina Duarte, Carla Marins e José Mayer, na faixa da Edição Especial, a partir de março, substituindo Cabocla. Escrita por Manoel Carlos e exibida originalmente em 1995, a trama completa 30 anos em julho e precisará passar por algumas adaptações técnicas para ser exibida novamente.
De acordo com a jornalista Carla Bittencourt, do portal Leo Dias, a reprise seria uma homenagem ao autor Manoel Carlos, que completará 92 anos em março e enfrenta problemas de saúde.
História de Amor já foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 2001 e 2002 e reprisada no VIVA em 2023, como parte de uma celebração pelos 90 anos do autor. A novela é lembrada pelo retrato sensível de dramas familiares e relacionamentos, característica marcante das obras de Maneco.
Na história, o enredo principal gira em torno de um quadrilátero amoroso. O médico Carlos Alberto Moretti (José Mayer), após um longo relacionamento com Sheila (Lilia Cabral), se casa com Paula (Carolina Ferraz). No entanto, ele se envolve com Helena (Regina Duarte), mais uma das icônicas protagonistas criadas por Manoel Carlos.
+ Sem direitos de transmissão do Oscar, Globo monta esquema com plantão para cobrir a premiação
Outro núcleo importante é o de Joyce (Carla Marins), filha de Helena, que engravida do namorado Caio (Ângelo Paes Leme) logo no início da trama. A jovem encara a rejeição do pai de seu bebê e a oposição do avô conservador, Assunção (Nuno Leal Maia), em um conflito familiar que marcou a novela.
Audiência de História de Amor
Na exibição original, História de Amor atingiu uma média de 34 pontos de audiência em 1995, consolidando seu sucesso. Já na reprise no Vale a Pena Ver de Novo, em 2002, registrou 21 pontos. Mesmo com números menores, a trama continua sendo uma das mais lembradas de Manoel Carlos, especialmente por sua representação das “Helenas” e os dramas cotidianos tão característicos.
+ Grávida de Taubaté ressurge após 13 anos e surpreende com transformação radical; veja
Além de História de Amor, outras novelas estão sendo consideradas para a faixa especial, como Cordel Encantado, Avenida Brasil, O Outro Lado do Paraíso e A Dona do Pedaço.
Colaborou: Renan Santos