
Há semanas no Top 10 da Max e alcançando ampla repercussão na web, Beleza Fatal teve uma estreia tímida na Band. No último dia 10, o primeiro capítulo alcançou 1,6 ponto no Kantar Ibope Media. Já o segundo capítulo, que foi ao ar no dia 11, anotou 1,3. O terceiro, porém, subiu para 1,9.
Mas por que uma produção de tanta aceitação no streaming está passando praticamente em branco na TV aberta? Será que nem mesmo o elenco recheado de ex-globais será capaz de elevar a audiência do horário nobre da Band?
Beleza Fatal conta com ótimo texto, direção segura e elenco de primeira. Ou seja, parecia uma aposta à prova de erros. No entanto, considerando os números da estreia, tudo indica que o folhetim não terá vida fácil na TV aberta.
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Reconhecida qualidade
É preciso salientar que Beleza Fatal é uma ótima produção. Trata-se de uma novela “raiz”, com a boa e velha história de vingança servida numa embalagem requintada. A trama não tenta imitar série e aposta em ingredientes já testados e aprovados por noveleiros.
Além disso, ela reúne uma enorme quantidade de atores consagrados das novelas da Globo. Camila Pitanga (Lola), Giovanna Antonelli (Elvira) e Camila Queiroz (Sofia) são estrelas com status de protagonistas na emissora líder de audiência. Os demais personagens também são vividos por atores com os quais o público está bastante familiarizado.
Ou seja, a princípio, Beleza Fatal tinha tudo para funcionar na TV aberta. Se fosse uma novela da Globo, provavelmente teria agradado ao público frustrado com Mania de Você. Mas o fato é que a história não conseguiu atrair espectadores para o novo horário de novelas da Band.
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Dificuldades
Porém, vale ressaltar que Beleza Fatal está apenas começando. Pode ser que a novela consiga chamar a atenção no desenrolar da trama. Mas é fato que a Band tem suas dificuldades para transformar uma novela de sucesso no streaming em êxito também na TV aberta.
Afinal, Beleza Fatal esbarra na falta de tradição da emissora no segmento. Embora já tenha emplacado novelas de sucesso – tanto nacionais como estrangeiras – , é sabido que boa parte dos folhetins da Band passou batido. Nos últimos 30 anos, foram mais fracassos que sucessos.
Além disso, a média de audiência da Band é baixa. Considerando que a campanha de lançamento de Beleza Fatal se resumiu a, basicamente, anúncios na programação, é fácil concluir que pouca gente ficou sabendo da novidade.
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Formato
Entretanto, não dá pra descartar outra hipótese: Beleza Fatal foi pensada para o streaming e, como tal, foi formatada para atender a um público específico. Ao contrário de uma novela tradicional, a trama de Raphael Montes tem apenas 40 capítulos, o que lhe dá uma agilidade única.
Além disso, o texto de Beleza Fatal não aposta na repetição constante da história, como acontece nas novelas feitas para a TV. Afinal, entende-se que o assinante do streaming assiste a todos os capítulos, ao contrário do espectador tradicional, que sabe que pode perder um capítulo e continuar entendendo a história.
Com isso, a missão de conquistar mais público no decorrer da história fica ainda mais complexa. Afinal, quem não pegou do começo corre o sério risco de não compreender a trama. Essa diferença nos formatos de TV e streaming pode ser o maior “inimigo” de Beleza Fatal na televisão aberta.
**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores