A reprise de Alma Gêmea (2005) no Vale a Pena Ver de Novo deve chegar ao fim no próximo dia 29. Mas, mesmo com a proximidade de seu desfecho, a Globo ainda não divulgou a novela que a substituirá na tradicional faixa.
A demora na definição do título tem explicação. Desde que passou a ocupar o espaço da extinta Malhação, o Vale a Pena Ver de Novo assumiu uma posição estratégica dentro da grade da Globo. Cabe à “novelas das cinco” alavancar o horário nobre da emissora, beneficiando as novelas inéditas exibidas na sequência.
Alma Gêmea fez bonito em sua segunda reprise no horário e elevou os índices, que haviam sido derrubados pela reprise de Paraíso Tropical (2007). Sendo assim, sua substituta deve ser uma novela capaz de sustentar os bons resultados ou, quiçá, até melhorá-los. Ou seja, a trama de Walcyr Carrasco criou um problema para a Globo.
+ Ana Maria Braga celebra o aniversário da filha, Mariana Maffeis: “Ousada, determinada e fiel”
Armadilha
Ao escolher Alma Gêmea para o Vale a Pena Ver de Novo, a Globo colocou fim a uma regra que vinha engessando sua grade. A emissora, ao lançar a faixa Edição Especial com reprises de novelas após o Jornal Hoje, determinou que este horário seria exclusivo de novelas das seis e sete, enquanto o Vale a Pena Ver de Novo só exibiria tramas das 20h/21h.
Com isso, a reprise das cinco ficou refém dos mesmos títulos de sempre. Afinal, a Globo não emplacou grandes sucessos das nove nos últimos anos. Sendo assim, o canal passou a recorrer às “reprises das reprises”, abusando de alguns títulos.
O Rei do Gado (1996), por exemplo, ganhou sua terceira reprise em 2022. Já Mulheres Apaixonadas (2003) foi reprisada pela segunda vez, assim como O Clone (2001). Neste meio-tempo, o canal exibiu apenas duas “reprises inéditas”: A Favorita (2008) e Paraíso Tropical.
+ Carolina Ferraz desabafa sobre julgamentos alheios na web: “Fiquei passada!”
Deu errado
A escolha por Paraíso Tropical acabou fragilizando a grade da Globo. Afinal, o repeteco da história de Gilberto Braga e Ricardo Linhares – que demorou a engrenar em sua primeira exibição, em 2007 – derrubou os índices do horário, entregando em baixa para a novela das seis.
E, para o azar da Globo, a novela das seis era justamente Elas por Elas (2023), que se tornou um fiasco histórico do horário. A dobradinha de fiascos enfraqueceu o horário nobre da emissora e fez o canal repensar a faixa de reprises de novela.
Daí a escolha por Alma Gêmea. O canal se “esqueceu” da regra de reservar o horário apenas para tramas das 21h e se deu bem. Porém, o sucesso da história de Serena (Priscila Fantin) aumentou a responsabilidade de sua sucessora. A Globo simplesmente não pode errar na escolha da substituta.
+ A Fazenda 16: Record dá sinal de repescagem no reality, ‘abre enquete’ e agita o público
Qual a próxima novela do Vale a Pena Ver de Novo?
Há de tudo um pouco na atual bolsa de apostas para o Vale a Pena Ver de Novo. As mais cotadas são novelas das 21h de Walcyr Carrasco, como O Outro Lado do Paraíso (2017) e A Dona do Pedaço (2019). Porém, “re-reprises” correm por fora, como Senhora do Destino (2004) ou Cordel Encantado (2011).
Fato é que a Globo tem a vantagem de não ficar mais refém da regra de reservar o Vale a Pena Ver de Novo às novelas das 21h. Isso amplia as possibilidades e até abre espaço para boas surpresas – por que não, por exemplo, apostar na simpática Bom Sucesso (2019)?
A Globo sabe da importância de uma escolha bem pensada para não deixar o Vale a Pena Ver de Novo derrapar. Ainda mais num momento em que Garota do Momento e Volta por Cima navegam em águas aparentemente tranquilas. Uma escolha errada pode colocar tudo a perder.
**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores